Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2018
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XVII - número 396, Especial - 21 de maio de 2018.

* Boletim Especial - Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências

# Cerimônia de Posse dos novos membros da ABC lota auditório do Museu do Amanhã.
Na noite de 9 de maio, quase 500 pessoas compareceram ao evento que empossou 19 cientistas e o IDOR como membro institucional e incluiu outorga de títulos e entrega do Prêmio Álvaro Alberto do CNPq.

# Fundadores do Instituto Serrapilheira são homenageados pelo CNPq.
Na cerimônia, João e Branca Moreira Salles, foram representados por Oswaldo Luiz Alves, membro do Comitê Científico do Instituto.

# Investimentos em ciência e tecnologia : prioridades e avaliação de resultados.
A primeira sessão plenária da Reunião Magna 2018 foi conduzida pelo diretor-científico da Fapesp e Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz e contou com apresentações do polonês Andrzej Jajszczyk, presente ao evento, e do coreano Jang Moo Lee, por Skype.

# As grandes transformações do presente e a sociedade do futuro.
Na segunda sessão da Reunião Magna, Eduardo Marques e José Reinaldo de Lima Lopes, da USP, e o Acadêmico Roberto DaMatta, da PUC-RJ, falaram sobre a evolução da vida urbana e como o avanço da ciência impõe a necessidade de repensar as ideias de progresso e de direitos humanos.

# Transformando ideias e conhecimento em riqueza e desenvolvimento.
A secretária de Estado da Indústria de Portugal, Ana Lehmann, o professor emérito da UFMG, Nívio Ziviani, e o presidente da Embrapii, Jorge Guimarães contaram suas experiências com a promoção de projetos inovativos no segundo dia da Reunião Magna da ABC 2018.

# Fronteiras tecnológicas.
De computadores quânticos a robôs dançarinos, passando por "metais elásticos", cientistas brasileiros e estrangeiros mostram novidades para a área de inovação no futuro. Confira o que foi apresentado na Reunião Magna da ABC.

# Desafios na saúde e impactos na sociedade.
A quinta sessão plenária realizada durante a reunião Magna da ABC foi coordenada pela Acadêmica Débora Foguel e teve como palestrantes os Acadêmicos Alicia Kowaltowski e Antonio Carlos Campos de Carvalho, assim como o neurocientista Sidarta Ribeiro.

# A biodiversidade como fonte de riqueza.
Para a última sessão da Reunião Magna, a ABC convidou especialistas para falarem sobre biodiversidade, inovação e bioeconomia. Em quatro palestras, os cientistas comentaram como nossa riqueza biológica pode trazer benefícios econômicos a todo país.


LQES NEWS - Ano XVII - número 395 - 16 de maio de 2018.

* Em Pauta
# “Imaginando o futuro”, Reunião Magna da ABC debate os avanços na Ciência e discute crise no País.
A Academia Brasileira de Ciências reúne nesta semana cientistas do Brasil e do mundo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para a edição de 2018 de sua Reunião Magna.

# ABC lança primeiro vídeo do projeto Ciência Gera Desenvolvimento.
A iniciativa prevê a criação de uma série de vídeos curtos e dinâmicos que mostram, com exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país. O primeiro vídeo da série fala sobre as descobertas da engenheira agrônoma Johanna Döbereiner.

# Reitor recebe representante da Academia Brasileira de Ciências.
Oswaldo Luiz Alves esteve no prédio da Reitoria da USP para entregar ao reitor o livro “Ciência no Brasil : 100 anos da ABC”.

# A inovadora técnica capaz de transformar areia do deserto em terra fértil.
Faisal Mohammed Al Shimmari tem uma fazenda em uma das regiões mais inóspitas do mundo para agricultura : Al Ain, um oasis no deserto dos Emirados Árabes Unidos, onde as temperaturas podem alcançar os 50º C.

# Estudo aumenta resistência de borracha usada em indústria petrolífera.
A borracha nitrílica é um material utilizado em vários produtos como, por exemplo, luvas cirúrgicas e em diversos ramos da indústria, entre eles a petrolífera. Neste estudo o aumento da resistência se deu graças ao uso de óxido de grafeno e nanopartículas de sílica.

# Descoberta na Amazônia enzima-chave para obtenção do etanol de segunda geração.
Proteína, codificada por gene encontrado em microrganismos do lago Poraquê, poderá potencializar a ação do coquetel enzimático necessário à sacarificação do bagaço de cana-de-açúcar.


Artigo de Opinião
# O Brasil não conhece a China – isso é perigoso.
Poucos brasileiros conhecem e entendem seu maior parceiro comercial e investidor. Por outro lado os chineses sabem quase tudo sobre o Brasil. Essa é uma situação arriscada, que pode resultar numa relação como a da era colonial.


* “As Mined”
# Graphene and X-ray laser open new view on Alzheimer's proteins.
O grafeno permitiu a análise estrutural de amilóides de ocorrência natural.

# NASA eyes versatile carbon-nanotube technology for spaceflight applications.
Revestimento ultra-escuro composto por fios praticamente invisíveis, semelhantes a um tapete felpudo, feitos de carbono puro, provou ser altamente versátil para todos os tipos de aplicações em vôos espaciais.

# Method assembles cellulose nanofibres into a material stronger than spider silk.
Pesquisadores produziram material de base biológica que supera a resistência de todos os materiais biológicos conhecidos, sejam eles fabricados ou naturais, incluindo a madeira e a seda da aranha.

# Waterloo chemists create faster and more efficient way to process information.
Lei de Moore estendida com o uso da luz.

# New insight into why most nanoparticles don't make it through biological barriers.
As barreiras biológicas que nossos corpos desenvolveram evoluem para nos manter seguros contra infecções e parasitas. Entretanto, elas também filtram fármacos nanopartículados promissores para várias doenças. Seria este conhecimento fundamental para o desenvolvimento de fármacos da nova geração?

# Goldfinger : nail polish with precious metal nanoparticles.
Composições contendo cera de abelha, clara de ovo, gelatina e corantes vegetais conhecidos há 3000 aC, foram usadas para polimento de unhas na China. Atualmente, a composição pode ser um pouco mais sofisticada com o uso de nanopartículas de metais preciosos.

# Hematene joins parade of new 2D materials.
Na esteira da recente descoberta de uma forma plana de gálio, uma equipe internacional criou outro material bidimensional que, segundo os pesquisadores, poderia ser um divisor de águas na geração de energia solar.


LQES NEWS - Ano XVII - número 394 - 02 de maio de 2018.

* Em Pauta
# Documento da ABC aos candidatos à Presidência do Brasil 2018.
A Academia Brasileira de Ciências apresenta propostas para que o desenvolvimento sustentável e socialmente justo do Brasil incorpore decidida e definitivamente ciência, tecnologia e inovação como política de Estado. Leia o documento.

# Encontro do Instituto Serrapilheira.
Primeira edição da série “Encontros Serrapilheira” reúne 65 cientistas no Rio de Janeiro.

# Reunião Magna 2018 | Imaginando o Futuro.
Com o tema "Imaginando o Futuro", o encontro anual da ABC (Academia Brasileira de Ciências) vai trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para discutir os avanços nas diversas áreas da ciência e seus impactos na sociedade, nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Museu do Amanhã, RJ. Inscreva-se e garanta sua vaga.

# Espectrômetro de infravermelho que cabe em um chip.
Um dos instrumentos de pesquisa mais utilizados para identificar e analisar substâncias químicas, os espectrômetros de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR, na sigla em inglês) são volumosos, o que impossibilita seu uso em campo para detecção de compostos.

# MCTIC lança e-book sobre aplicações da nanotecnologia no agronegócio.
E-book é a primeira publicação do MCTIC voltada a disseminar conhecimento sobre os usos da nanotecnologia.

# Microplásticos contaminam água da torneira mundo afora.
Fibras de plástico invisíveis estão presentes não apenas nos oceanos, mas também na água potável usada por bilhões de pessoas, aponta estudo. De onde vêm essas partículas e como podem afetar a saúde humana ?


* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# O que há por trás de Smart Grid, Smart Cities e IoT ?
Passado este longo tempo desde que se começou a falar de Smart Grid, a discussão se torna mais abrangente e estamos agora em falando de Cidades Inteligentes (Smart Cities), Transportes Inteligentes, e sabe-se lá mais o que é “digital” ou “smart”.

# Should more universities teach nanotechnology ?
O sistema educacional do Reino Unido tradicionalmente está focado nos princípios centrais da ciência e quase não toca nas ciências aplicadas antes da graduação. Neste artigo olhamos para a nanotecnologia no sistema educacional do Reino Unido e onde mais ela poderia ser apresentada para aumentar o interesse das pessoas.


* “As Mined”
# A promising nanoparticle delivery method for immunotherapy combination.
Usando nanopartículas para ligar moléculas capazes de desencadear e estimular as células do sistema imunológico, pesquisadores descobriram em estudos de laboratório, que poderiam ativar de forma mais eficaz o sistema de defesa do corpo contra o câncer.

# 2D sheets of cadmium telluride can spontaneously fold into nanoscrolls.
Pesquisadores descobriram que folhas bidimensionais de telureto de cádmio podem se dobrar espontaneamente em nanoscrolls. Este efeito pode ser usado em eletrônica e fotônica.

# New plant vaccine could replace pesticides.
Nova vacina poderia substituir os pesticidas tradicionais na proteção de cultivos e plantas sem colocar em risco seres humanos ou o meio ambiente.

# New biosensor patch detects bacteria on food.
Pesquisadores desenvolveram um novo patch transparente contendo moléculas que podem sinalizar se os alimentos estão contaminados.

# Iridescent photonic cellulose, mimicking the structural color of insects, with optical applications.
Estudo descreve, pela primeira vez, uma técnica capaz de se chegar através do uso da nanoestruturação de derivados celulósicos a uma "coloração estrutural".


 © 2001-2018 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco