Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2018
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XVII - número 409 - 14 de novembro de 2018.

* Em Pauta
# As mentes por trás do maior acelerador de partículas do Brasil.
Projeto Sirius possibilitará que cientistas desenvolvam estudos com tecnologia inédita em diversas áreas, como saúde, energia, tecnologia, agricultura e meio ambiente.

# As Cientistas mulheres pedem inclusão de período de licença-maternidade no currículo Lattes.
Cientistas argumentam que meses após o parto têm menor fluxo de publicações e acabam perdendo competitividade frente a pesquisadores homens.

# ‘É preciso correr o máximo possível para permanecermos no mesmo lugar’, afirma Luiz Davidovich.
Em matéria publicada pela Folha de S. Paulo, o Presidente da ABC e a Acadêmica Helena Nader comentam sobre o futuro da ciência no Brasil.

# Salmonella tem resistência a diferentes classes de antibióticos.
Bactéria comum que causa infecção alimentar resiste a diferentes classes de antibióticos que podem ser utilizados para o tratamento da doença, indica estudo genômico.

# Cientistas criticam plano de dar verba pública só para estudos em acesso aberto.
Já conta com pouco mais de mil assinaturas de cientistas de 35 países um manifesto contra o Plano S, uma iniciativa para acabar com o “paywall” de publicações científicas...


* Pontos de Vista
Divulgação Geral
# Sweet discovery : UBC study pushes back the origins of chocolate.
Pesquisadores descobrem que o cacau é conhecido há 1.500 anos antes do que se pensava.


* “As Mined”
# Simplifying life for diabetics with a nanotechnology breakthrough.
Cientistas desenvolveram uma maneira de imprimir sensores para glicose, baseados em transistores, diretamente em um cateter ligado a um dispositivo vestível. Diabéticos podem programar o dispositivo para administrar insulina e glucagon, os hormônios necessários para regular o açúcar no sangue.

# From beaker to solved 3-D structure in minutes.
A equipe descobre uma maneira nova e simples de aprender as estruturas de pequenas moléculas.

# 3D-printed bionic mushrooms fuse nanotechnology, bacteria and fungi.
Pesquisadores usaram um cogumelo branco comum e o tornaram biônico, carregando-o com clusters impressos em 3D...

# "Schrödinger's Bacterium" could be a quantum biology milestone.
Experiência recente pode ter colocado organismos vivos em um estado de entrelaçamento quântico.

# Newly-discovered 5,655-Carat emerald given nanoparticle treatment.
Uma esmeralda de 5,655 quilates, descrita como tendo “notável transparência e uma tonalidade verde dourada perfeitamente equilibrada”, foi descoberta na Zâmbia no início de outubro. Desde sua descoberta, ela foi marcada com nanopartículas as quais foram codificadas com a mina de origem para permitir a identificação da origem das pedras preciosas.

# Machine learning algorithm finds the best LED phosphor in list of 100,000 compounds.
Momento Eureka : desenvolvido um novo algoritmo de aprendizado de máquina que é eficiente o suficiente para rodar em um PC.

# China refutes reports accusing it of curbing rare earths output.
Beijing claims rare earth output quotas for the second half of 2018 only appear lower because the limit for the first six months of the year was for a larger portion of the total annual quota.

# Graphene takes a step towards renewable fuel.
Pesquisadores da LiU estão trabalhando para desenvolver um método para converter água e dióxido de carbono na energia renovável do futuro, usando a energia do sol e grafeno aplicado à superfície do carbeto de silício cúbico.


LQES NEWS - Ano XVII - número 408 - 01 de novembro de 2018.

* Em Pauta
# Acadêmico Oswaldo Luiz Alves é homenageado pela Abiquim na semana do professor.
Diariamente, a Abiquim publicou no Facebook o perfil de um professor ou professora a ser homenageado(a). No dia 20 de outubro, o escolhido foi o químico Oswaldo Alves.

# Governo condecora 85 profissionais da ciência, tecnologia e inovação.
A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honraria concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

# Interação de novos carbonos com pragas de interesse da agricultura.
Pesquisa inédita desenvolvida no LQES avalia o impacto de nanomateriais carbonáceos de diferentes dimensionalidades (1D e 2D) em interações nanobioecológicas.

# Editoras vão à Justiça para obrigar Research Gate a apagar milhões de artigos.
Pesquisadores já estão recebendo notificações da Elsevier, que acusa a maior rede social acadêmica do mundo de violar direitos autorais.


* Pontos de Vista
Artigos de Opinião
# Advancing nanotechnology shrinking a world of problems.
Imagine que você toma um banho e encolhe em cerca de 1,8 bilhão de vezes - quase como no filme de 1989, Querida, Eu Encolhi as Crianças ! Se você entrar em seu quarto, o que você veria não seria uma cama, cadeira, televisão ou pessoas, mas átomos e células.

Entrevista
# ‘Um país justo precisa de forte apoio à ciência’, diz pesquisador.
Em entrevista para o jornal O Globo, o Acadêmico Jerson Lima da Silva, coordenador do Projeto de Ciência para o Brasil, falou sobre a importância da ciência no cenário brasileiro.

Divulgação Geral
# EuChemS Periodic Table : Element Scarcity in the spotlight.
O smartphone que você está usando neste momento para ler este artigo tem 30 elementos químicos - mais da metade dos quais serão motivo de preocupação, nos próximos anos, em virtude de sua crescente escassez.

# Infographic : Get the facts on handwashing.
Lavar as mãos com sabão é uma das maneiras mais simples de manter as crianças saudáveis.


* “As Mined”
# Study provides insight into how nanoparticles interact with biological systems.
As descobertas podem ajudar os cientistas a projetar nanopartículas que são benign by design.

# Artificial intelligence aids automatic monitoring of single molecules in cells.
Pesquisadores desenvolveram um método automatizado de rastreamento de moléculas marcadas com probes fluorescentes em células vivas, o que permite que um grande número de moléculas sejam analisadas e caracterizadas de forma rápida e econômica.

# Graphene expertise for touch screens with a twist.
A tecnologia de tela sensível ao toque dobrável, capaz de enrolar e difícil de riscar está em desenvolvimento e a procura da flexibilidade é apenas uma das possibilidades que surgiram. Com suas muitas interessantes propriedades, o grafeno se antecipa como um divisor de águas para essa mudança.

# Quantum dot characteristics prove not so permanent.
Pesquisadores do Indian Institute of Science revelam mudanças na vida útil das emissões de nanocristais de CuInS2 revestidos com CdS.

# Graphene shows unique potential to exceed bandwidth demands of future telecommunications.
Parceiros industriais e acadêmicos do Graphene Flagship publicaram novo artigo analisando as possibilidades do grafeno na internet das coisas. Previsão: mais de 12 bilhões de dispositivos conectados em 2020.

# World's fastest camera shoots 10 trillion frames a second.
A câmera mais rápida do mundo, desenvolvida por pesquisadores da Caltech e da INRS, capta o mundo em impressionantes 10 trilhões de quadros por segundo - rápido o suficiente para sondar as interações, em nanoescala, entre luz e matéria.

# Ancient Egyptian pigment may find use on power-saving roofs.
Milhares de anos atrás, os antigos egípcios criaram um pigmento azul que usaram em suas representações de deuses e realeza. Derivado do silicato de cálcio e cobre, a substância agora é conhecida como Egyptian blue - e poderia, em princípio, ser usada tanto para economizar energia quanto para gerar eletricidade.

# Beware the fake graphene.
Um novo estudo sobre a produção mundial de grafeno mostra, inequivocamente, que a qualidade do grafeno produzido no mundo hoje é bastante baixa, não sendo ideal para a maioria das aplicações. Além disso, a maioria das empresas está produzindo microplaquetas de grafite. Esta é, possivelmente, a principal razão para o lento desenvolvimento das aplicações do grafeno, que geralmente requerem uma solução customizada, em termos das propriedades. Uma conclusão que soa ainda mais inquietante é que, apesar da extensa quantidade de estudos sobre a produção de grafeno em todo o mundo, ainda quase não existe no mercado grafeno de alta qualidade, tal como definido pela ISO.

# Medication you can wear.
Têxteis de liberação de drogas poderiam, por exemplo, ser usados para tratar feridas na pele.


* LQES Cultural
Cultura das Ciências
# Um manuscrito inédito do naturalista José Bonifácio de Andrada e Silva : o parecer sobre o método de desinfetar as cartas vindas de países estrangeiros.
Trabalho de Alex Gonçalves Varela e Maria Margaret, ambos da Unicamp, mostram um lado pouco explorado da historiografia de José Bonifácio, mais conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência.


 © 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco