Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2018
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XVII - número 405 - 15 de setembro de 2018.

* Em Pauta
# Brasil tem potencial para liderar setor de produção de energia sustentável.
Um dos pioneiros na produção de energia à partir de biomassa - materiais orgânicos renováveis de origem vegetal e animal - o Brasil sediou entre os dias 5 e 6, o 3º Congresso Internacional de Biomassa - Cibio 2018. Entrevista da Sputinik com o pesquisador da Embrapa José Dílcio Rocha, permite compreender a importância estratégica do tema para o país.

# Brasil e China anunciam o lançamento do satélite Cbers-4A em 2019.
Anúncio foi feito durante as comemorações pelos 30 anos da cooperação que já resultou no desenvolvimento de 5 satélites de sensoriamento remoto.

# A vida e a morte da ciência e da memória nacionais.
A ABC, a SBPC e dezenas de entidades científicas do país divulgam manifesto em defesa do Museu Nacional e do patrimônio cultural e científico do país : “Urge impedir que essas chamas se alastrem e consumam o futuro do Brasil”.

# Brasil caminha para conquistar independência no domínio da energia nuclear, diz ministro.
Gilberto Kassab participou da inauguração da sétima cascata de ultracentrífugas, que amplia a produção de urânio enriquecido do país.


* Pontos de Vista
Artigos de Opinião
# The end of Theoretical Physics as we know it.
Simulações de computador e análogos quânticos customizados estão mudando o que significa procurar leis da natureza.

Editorial
# The ten decrees of nanomaterials regulations.
As novas revisões dos Anexos da Legislação Química da União Europeia no que diz respeito aos nanomateriais fornecerão não só mais estrutura e clareza, mas também obrigarão os fabricantes, importadores e utilizadores a jusante a envidar esforços consideráveis para compreender os detalhes do que deve e não deve ser feito.


Divulgação Geral
# International Year of the Periodic Table of Chemical Elements.
Ciência - Sociedade - Mundo - Desenvolvimento Sustentável.

# Discover IUPAC Paris 2019.
Celebração do Centenário da IUPAC.


* “As Mined”
# Carbon in colour : First-ever coloured thin films of nanotubes created.
Pesquisadores apresentam técnica para produzir grandes quantidades de nanotubos de carbono de paredes simples, em determinadas tonalidades do arco-íris. O segredo é um processo de fabricação bem ajustado - e uma pequena dose de CO2.

# Nanotechnology makes for better hair care products and textile microfibers.
Pesquisadores de nanotecnologia desenvolveram uma técnica não prejudicial de engenharia de superfície para uso em cabelo natural, que permite fazer formulações de coloração capilar sem usar nenhuma reação química, dependendo apenas de forças físicas que atuam em regiões muito próximas. A mesma abordagem de engenharia de superfície é aplicável às modificações de microfibras têxteis, dado que os têxteis naturais, como lã, seda, celulose, como também tecidos sintéticos biomiméticos, têm composição química semelhante.

# International nanotechnology authorities dialogue.
Em reunião recente, autoridades ambientais, de saúde e de proteção dos trabalhadores, bem como organizações da indústria, da ciência e da sociedade civil discutiram tópicos atuais na área de nano-governança.

# Shape Changing Material Can Return to Its Original Form.
Pesquisadores criaram um material que pode literalmente encaixar um pino quadrado em um buraco redondo e reverter para sua forma anterior.

# IBM RXN for Chemistry : A Free Tool for Predicting Chemical Reactions.
Em dezembro de 2017, Theophile Gaudin e Philippe Schwaller, dois pesquisadores da IBM Research, trabalharam juntamente com outros parceiros para desenvolver uma inteligência artificial que pudesse prever reações químicas. Não contente por ter criado um sistema que poderia revolucionar muitos setores, a IBM disponibilizou este IA gratuitamente a partir de um aplicativo na internet.

# High performance graphene-based catalysts.
Cientistas desenvolveram diretrizes de projeto que aumentam a eficácia catalítica dos catalisadores de estado sólido à base de grafeno para potenciais aplicações industriais.

# Nanotubes change the shape of water.
Estudos teóricos mostram como as moléculas de água se posicionam no interior de nanotubos.

# Graphene laminated pipes could reduce corrosion in the oil and gas industry.
Pesquisadores da Universidade de Manchester e do TWI descobriram maneiras de usar o grafeno para prolongar a vida útil das tubulações usadas na indústria de petróleo e gás.


LQES Cultural
# Arte e Ciência
# Fine Art.
A coleção de Belas Artes do Instituto de História da Ciência (EUA) contém mais de 500 obras de arte, desde pinturas a óleo a gravuras e mídia mista. As obras incluem cenas cativantes e até cômicas de alquimistas e químicos, caricaturas satíricas dos primeiros médicos e representações modernas da indústria química, entre outros tesouros.


LQES NEWS - Ano XVII - número 404 - 01 de setembro de 2018.

* Em Pauta
# CBMM estimula pesquisa e inovação.
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, empresa da família Moreira Salles, vai oferecer Prêmio de Ciência e Tecnologia anual, no valor de R$ 500 mil para ciência e a mesma quantia para tecnologia.

# Vitória da comunidade científica.
Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada por Temer sem veto à emenda feita pelo Congresso Nacional, que proíbe redução de recursos para o Ministério de Educação.

# Serrapilheira leva novas formas de divulgação científica ao público no Museu do amanhã.
Especialistas dos EUA, Austrália e Canadá apresentam projetos inovadores no maior evento do instituto.

# IEA da USP promove ciclo de debates sobre Economia, Educação, Inovação e Saúde.
Serão cinco encontros, nos meses de agosto e setembro, sempre às 10h. O público poderá acompanhar as palestras também pela transmissão ao vivo no site do Instituto de Estudos Avançados.

# CNPq e MCTIC abrem edital “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”.
O objetivo do edital é apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.

# MCTIC e Embrapa lançam livro sobre economia do bambu no Brasil.
Obra tem o objetivo de estimular o uso comercial e industrial do bambu.


* Pontos de Vista
Artigos de Opinião
# A superconductor scandal ? Scientists question a Nobel Prize–worthy claim.
Cientistas afirmam ter alcançado a supercondutividade à temperatura ambiente, mas outros físicos dizem que os dados parecem manipulados.

Editorial
# What is the value of publishing ?
Editorial de Warren Chan, Associate Editor da revista ACS Nano, discute a importância desta questão que está sempre em constante evolução.


* “As Mined”
# Breaking down band structures.
O sistema poderia ajudar os pesquisadores a projetar novos materiais com propriedades específicas.

# Connecting the (Nano) dots : Big-Picture thinking can advance nanoparticle manufacturing.
Empreendimentos comerciais que fabricam esses pequenos "blocos de construção" enfrentam problemas de controle de qualidade.

# Nanoparticles in our environment may have more harmful effects than we think.
Pesquisadores alertam que uma combinação de nanopartículas e contaminantes pode formar um coquetel prejudicial às nossas células.

# Plants may absorb less carbon under climate change.
As avaliações atuais da mudança climática podem estar superestimando a quantidade de carbono que as plantas retiram da atmosfera.

# Tricking amputees into accepting their prosthetic.
Um truque sensorial está ajudando os usuários de prótese a se sentirem como se seu falso membro fizesse parte de seu corpo.

# Novel nanotechnology sensors could enable smarter textiles.
Equipe de engenheiros está desenvolvendo têxteis inteligentes de última geração, criando revestimentos compostos de nanotubos de carbono flexíveis para uma ampla gama de fibras, incluindo algodão, nylon e lã.

# A GPS for inside your body.
Investigar o interior do corpo humano, muitas vezes requer "cortar" um paciente ou fazê-lo engolir longos tubos munidos com câmeras embutidas. Mas, e se os médicos pudessem ter uma visão melhor de uma maneira menos cara, invasiva e demorada ?

# Water matters to metal nanoparticles.
Pesquisadores descobrem que nanopartículas de ouro podem se dissolver quando interagem com plantas aquáticas de água doce - em vez de permanecerem estáveis como comumente se pensa.


LQES Cultural
Divulgação Geral
# Helium 150 years after its discovery.
Cento e cinquenta anos atrás, os cientistas observaram na luz do sol a primeira evidência do gás inerte.

Cultura das Ciências
# Jöns Jacob Berzelius.
Químico sueco, primeiro a isolar os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Além disso, estruturou a notação química usada até hoje. Em agosto de 2018 completou-se 170 anos de seu falecimento.


 © 2001-2018 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco