Instituto de Química da Unicamp coordenará o Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC)

O Instituto de Química da UNICAMP, juntamente com os Institutos de Química da Universidade de São Paulo, Instituto de Química da Universidade do Rio de Janeiro e Departamento de Química Fundamental, da Universidade Federal de Pernambuco, constituirão o IMCC - Instituto do Milênio de Materiais Complexos.

O resultado final da seleção de Projetos foi anunciado no início do mês de outubro, pelo CNPq, após julgamento que contou com a expertise de vários pesquisadores estrangeiros. Do total de 216 propostas, que participaram da primeira fase do julgamento, foram escolhidas 15.

As atividades do Instituto estarão voltadas para o estudo de materiais, dentro de um espectro amplo, e valendo-se de um substrato, teórico e experimental, que contemplará os diferentes aspectos da complexidade: supra-moléculas, nanotecnologia molecular, fenômenos não-lineares, auto-organização, engenharia de cristais e materiais porosos, simulação e modelagem molecular e cristalina, propriedades ópticas especiais, métodos avançados de análise, vidros especiais, sensores, entre outros.

Constituem o corpo de pesquisadores seniores do IMMC, os professores: Fernando Galembeck, Oswaldo Luiz Alves, Célio Pasquini e Marcos Nogueira Eberlin (UNICAMP); Henrique Eisi Toma, José Manuel Riveros e Paulo Sérgio Santos (USP); Marco Antonio Chaer Nascimento (UFRJ); Gilberto Sá, Oscar Malta e Alfredo Mayal Simmas (UFPe).

LQES, Novembro 2001.