"Reactive glass": novo tipo de vidro que sensoria, absorve e libera biomoléculas

O Professor Bakul C. Dave, da Universidade de Southern Illinois, vem de fabricar um interessante material. Trata-se de um material vítreo, transparente originário de uma solução, organicamente modificada, de sílica gel. Misturada com água, tal solução endurece em cerca de 5 minutos, gerando um gel elástico transparente.

Lembrando que os vidros convencionais, fabricados, por exemplo, por fusão-resfriamento, à altas temperaturas, geralmente têm pequenas quantidades de água, os vidros do Professor Bakul possuem cerca de 20% de água. É exatamente o fato de ter esta grande quantidade de água, combinado com sua porosidade, que faz com que tais vidros possam atuar como sensores flexíveis, reatores e absorver e/ou liberar em/de seus poros biomoléculas, como proteínas e enzimas, e liberá-las em resposta frente a um estímulo do meio.

Quando falamos de sol-gel, as aplicações como filmes finos e recobrimentos (coatings) são sempre lembradas. Neste caso, as aplicações como sensores podem permitir a conversão de qualquer sinal, químico ou físico, numa resposta cuidadosamente modulada.

As perspectivas desses materiais reagirem a uma grande variedade de estímulos químicos vêm do fato de que, a sensibilidade do gel, para determinados tipos de molécula(s)-alvo(s), pode ser controlada por modificações introduzidas na solução de sílica gel, portanto antes da solidificação.

MIT Technology Review, August 6, 2001. (Tradução livre - OLA)