Solventes orgânicos e mutações cancerígenas: relações mais e mais evidentes!

Mutações do oncogene k-ras: - gene que propicia o surgimento de tumores no momento em que sofre uma mutação -, foram objeto de estudo dos pesquisadores, Miquel Porta e Joan Alguacil, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), que atribuíram o fato à exposição a (dis)solventes orgânicos.

O contato de pessoas com dissolventes, em seus ambientes de trabalho, que desenvolveram um câncer de pâncreas levou os pesquisadores a fazer a relação.

Cinco hospitais espanhóis do Instituto Médico de Barcelona, além da Universidade Pompeu Fabra, do National Cancer Institute, dos Estados Unidos, e do Finnish Institute of Occupational Healt, de Helsinque, Finlândia, participaram das pesquisas dirigidas pelos dois pesquisadores.

Foram analisadas 107 pessoas atingidas por câncer de pâncreas e sujeitas àquelas situações profissionais. Dos 83 casos que apresentaram uma mutação do gene k-ras, estiveram em contato com dissolventes orgânicos entre 10 e 29% dos indivíduos. Entre os 24 pacientes que não apresentaram mutações do referido oncogene, a taxa apresentou uma redução compreendida entre 4 e 25%.

É certo que se trata ainda de um primeiro estudo, contudo a conclusão é que o câncer do pâncreas está associado à mutações do gene k-ras.

Os trabalhos prosseguem. Os pesquisadores aguardam outros resultados que venham a confirmar a descoberta para, então, tomarem medidas em benefício da saúde pública.

Agência EFE, Setembro 9, 2002. (Tradução/texto - MIA)

Nota do Managing Editor: Contatos podem ser feitos com a Universidade Autônoma de Barcelona no site http://www.uab.es e Instituto Municipal de Pesquisa Médica de Barcelona: http://www.imim.es