Vitaminas e inteligência!

Guylaine Ferland, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Montreal, Canadá, realizou um experimento que ressalta um novo valor da Vitamina K, além de suas propriedades já conhecidas: coagulante e anti-hemorrágica. Trata-se de seu importante papel sobre os mecanismos cognitivos. "Um indivíduo que não consuma suficientemente tal vitamina pode desenvolver problemas de cognição", diz a pesquisadora.

Em seu laboratório, Ferland submeteu ratos ao Teste da Piscina de Morris, pequeno reservatório de água no qual o animal deve orientar-se, valendo-se de marcas, sinais visuais que o auxiliam a encontrar uma plataforma imersa, na qual poderá descansar.

Em etapa anterior à realização do experimento, os ratos foram divididos em dois grupos, cada um dos quais recebeu quantidades diferentes de vitamina K.

Testes realizados aos 6 e 12 meses revelaram igual desempenho dos dois grupos. As diferenças foram manifestar-se nos testes realizados aos 21 meses, ocasião em que o grupo com maior carência de Vitamina K apresentou defasagem de aproximadamente 35% na performance, quando da comparação com o outro. A pesquisadora concluiu que os ratos privados da Vitamina K, em idade avançada, manifestaram um déficit cognitivo.

Como a Vitamina K se distribui no cérebro? Esta foi mais uma das descobertas da equipe. Ela está presente em maior concentração nas regiões cerebrais ricas em substância branca: mesencéfalo e bulbo de Pons. Ferland acredita que conseguirá ainda mais dados com o estudo em humanos.

A Vitamina K está entre as poucas vitaminas que nosso organismo sintetiza. Graças aos sais biliares ela é absorvida pelo intestino delgado e armazenada no fígado. É responsável pela secreção de uma importante substância do sangue - a protrombina -, um dos agentes de coagulação do mesmo. Quando da coagulação, a protrombina transforma a proteína do plasma sangüíneo, a fibrinogene, em fibrina e fibrina-globulina, coagulantes que expulsam o soro para formar o coágulo de sangue necessário à cura de um ferimento.

Os legumes verdes constituem as principais fontes de Vitamina K. Entre eles, o espinafre e a couve. O aporte diário recomendado de Vitamina K para os homens é de 0,045 mg, enquanto as mulheres necessitam de 0,035 mg.

Cybersciences, September 19, 2002. (Tradução/texto - MIA)