Nova tecnologia para as minipilhas a combustível

Uma equipe da Universidade de Tohoku (Japão) acaba de desenvolver nova tecnologia que poderá vir a solucionar definitivamente um dos problemas da pilha a combustível, denominada metanol direta (DMFC - Direct Methanol Fuel Cell). Nestas pilhas, a membrana eletrolítica utilizada é, em geral, ligeiramente permeável ao metanol, o que acaba por determinar, a longo prazo, baixa significativa do rendimento da pilha. O problema vem do fato de que a membrana deveria permitir unicamente a passagem dos íons hidrogênio, bloqueando totalmente o metanol. O que não acontece!

A equipe de pesquisadores, dirigida pelo Professor Itazura, conseguiu colocar em funcionamento um processo de transmissão de íons hidrogênio pela membrana, através do "efeito tunel". Tal efeito, como sabemos, seria semelhante àquele de lançarmos partículas sobre a face de um muro, com probabilidade muito pequena de que o atravessassem. Os pesquisadores conseguiram reforçar este efeito, através da aplicação de um campo magnético adequado.

De acordo com os membros da equipe, a porcentagem de partículas que atravessam o muro torna-se suficientemente grande para que se tenha um fenômeno tal como a passagem de corrente elétrica.

Esta tecnologia constitui avanço significativo, dado que permitirá fabricar uma membrana impermeável ao metanol, na qual os íons hidrogênio seriam, doravante, capazes de atravessar um material muito mais denso que os utilizados anteriormente.

Fenômeno tão surpreendente tem feito o Grupo do Professor Itazura intensificar os estudos, uma vez que tal tecnologia, já em 2002, poderá ter aplicações concretas no desenvolvimento das pilhas a combustível, dada à enorme atividade que se verifica atualmente neste setor.

Nihon Sugoi Business, April 1, 2002. (Tradução/texto - OLA)