Pesquisadores japoneses desenvolvem técnica que levam à pilha a combustível recarregável.

Pilhas a combustível poderão ser reutilizadas graças a uma nova técnica desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade de Hokkaido (Japão). A técnica em questão permite reutilizar, em várias retomadas, o hidrogênio das pilhas.

A pilha é alimentada por um hidrocarboneto derivado do metano, como o ciclohexano, do qual, por evaporação a mais de 3000C, extrai-se o hidrogênio. Na saída da pilha, recupera-se a água e o hidrocarboneto empobrecido em hidrogênio, sendo este recuperado por eletrólise da água, em função de um aporte de eletricidade. A seguir, o gás é combinado com o hidrocarboneto empobrecido, a fim de sintetizar novamente o carburante da pilha.

O método permite recarregar a pilha a combustível que poderá ser utilizada como um acumulador.

Os pesquisadores não param por aí. Prevêem, ainda, uma utilização doméstica para sua tecnologia: a junção da pilha inovadora com painéis solares instalados no telhado das residências, os quais, durante o dia, obteriam a energia necessária à produção de hidrogênio. O gás acumulado poderia, então, alimentar a pilha durante a noite, período em que há uma demanda importante de energia, principalmente para aquecimento.

Uma colaboração com a Electric Power Development Co., também do Japão, está nos planos dos pesquisadores da Universidade de Hokkaido que pensam, assim, poder desenvolver e trazer melhorias para a nova técnica.

Nikkei Shimbun, January 10, 2003. (Tradução/Texto - MIA)