Dentes sob proteção: novo escudo.

A desmineralização dos dentes - eliminação excessiva de substâncias minerais, necessárias à saúde dos mesmos -, poderá ser prevenida, graças a um composto experimental, à base de cálcio e fosfato, que agiria atuando em favor de sua auto-reparação natural.

Sabe-se que os açúcares de origem alimentar ficam depositados na superfície dos dentes, transformando-se em alimentos disputados por bactérias, que os convertem nos ácidos láticos que erodem o esmalte. A saliva, rica em cálcio e fosfato, age como escudeira, embora com poder limitado, protegendo o esmalte fragilizado.

Se a higienização bucal não é feita regular e eficazmente, buscando a eliminação das bactérias, o ácido, com o tempo, infiltra-se no esmalte criando uma cavidade: a indesejável cárie.

O novo material, prometendo causar uma verdadeira revolução na odontologia, foi elaborado, em colaboração, por dois grandes órgãos: o Centro de Pesquisa da American Dental Association Health Foundation e o National Institute of Standards and Technology.

O composto, testado em 30 pacientes portadores de aparelhos dentários, é permeável à saliva, a qual transporta os íons cálcio e fosfato pelo ambiente dental, podendo vir a ter diferentes utilizações. Algumas delas:

• como cimento adesivo, na ortodontia fixa, região de difícil higienização, visando à melhor eficiência dos agentes de "chumbagem", empregados para recobrir os dentes de crianças;

• como sustentação de materiais de obturação clássicos, a fim de aumentar seu tempo de vida;

• como prevenção contra futuras desmineralizações.

Ao que tudo indica, o novo material virá para ficar!

Los Angeles Times, July 07, 2003. (Tradução/Texto - MIA)