Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos atingem sua décima edição.

Os Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC), realizados no Instituto de Química da Unicamp, e transmitidos em tempo real pela Internet, atingiram sua décima edição.

O Colóquio de 30 de abril teve como conferencista o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e do Centro de Componentes Semicondutores (CCS), da Unicamp, Jacobus W. Swart, que tratou do tema "Semicondutores: uma área interdisciplinar". O Professor Jacobus mostrou toda a evolução da área: dos primeiros dispositivos aos atuais MEMS e NEMS, chegando (inclusive) aos chips de dimensões menores que 100 nm. Chamou, ainda, atenção para a necessidade de vários especialistas - químicos, físicos e engenheiros-, reunirem esforços no sentido de superar os "gargalos científicos e tecnológicos" da área. Lembrou também a grande oportunidade que os semicondutores terão, uma vez que foram contemplados pela Política Industrial, recentemente anunciada pelo Governo Federal.

Em 14 de maio, o Colóquio versou sobre a temática: alimentos funcionais. A conferencista, Professora Gláucia M. Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos e do Laboratório de Bioaromas, da Unicamp, falou sobre os "Alimentos funcionais: a inovação na indústria de alimentos". A Professora Gláucia mostrou a íntima relação existente entre alimentos, nutrição e saúde, trabalhando os conceitos de nutracêuticos e alimentos funcionais. Além de esclarecer velhos "tabus" ligados à alimentação, mostrou a grande potencialidade da biodiversidade brasileira para esta área, que considera "absolutamente estratégica para o país". Ressaltou também a necessidade da interdisciplinaridade, envolvendo tecnólogos de alimentos, químicos, biólogos, médicos e nutricionistas, entre outros, para estudos consistentes nesta área. Por fim, instada a responder sobre o Programa Fome Zero, manifestou sua opinião, dizendo que "muita coisa poderia ser feita tendo em vista as novas concepções e abordagens sobre alimentação".

Estes dois, bem como toda a série Colóquios do Instituto do Milênio 2003 e 2004, por terem sido veiculados em tempo real, pela Internet, podem ser acessados através do site http://www.cameraweb.unicamp.br, bastando para isto que se tenha o programa Real Player instalado.

Segundo o Coordenador dos Colóquios, "a resposta a esta iniciativa do Instituto do Milênio tem sido altamente positiva e gratificante, não só pelo fato de se ter, em cada edição, 10 a 12 estados "linkados", assistindo ao evento, como também pelo uso da rede na difusão de conteúdos de interesse geral e especializado, vencendo assim a barreira da distância".

A próxima emissão do Colóquio será no dia 28 de maio de 2004, quando o renomado professor McClure, da Universidade de North Carolina (EUA), em visita ao país para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química/Congresso Latino-Americano de Química, fará conferência onde discutirá, dentro do contexto da TI (Teoria da Informação), questões relativas ao falar e escrever para o público científico e tecnológico.

LQES NEWS, Ano III, Número 57, 17 de maio de 2004.


<< voltar para novidades

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco