Portal da Unicamp destaca atividade do Instituto do Milênio de Materiais Complexos.

Estudos da área de química orgânica realizados no Brasil podem chegar a nanopartículas. Não se tem previsão de quando isso acontecerá, mas tais partículas, bilhões de vezes menores que o homem, conduzirão a remédios capazes de agir, por exemplo, no combate ao câncer. Estas entre outras informações foram passadas pelo professor do Instituto de Química (IQ) da Unicamp Luiz Carlos Dias, no Colóquio "Esta Maravilhosa Química Orgânica: os últimos 40 anos e os próximos passos", do Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC), sexta-feira (25.06.2004), no auditório do instituto.

Na opinião do professor, não é mais possível separar nanociência de química medicinal. Ele afirmou que existem vários grupos no Brasil empenhados em pesquisas na área de nanoquímica. Um deles, segundo o químico, é o professor Oswaldo Alves, coordenador dos colóquios do IMMC.

Luiz Carlos Dias

Muitas descobertas e fatos históricos marcaram os 40 anos da química orgânica. Abordá-las, em quase toda a sua totalidade, fez com que o professor ultrapassasse o tempo estabelecido para duração da palestra. Dias diz que a área tem avanço marcado em desenvolvimento de fármacos, protetores solares, polímeros, entre outros.

Outra discussão importante abordada por Dias é a utilização de novos métodos para a fabricação de fármacos. Atualmente, 61% dos remédios existentes no mundo se não são totalmente fabricados com substâncias naturais são desenvolvidos a partir delas.

No que diz respeito ao mercado de trabalho, Dias informou que a área de síntese orgânica precisa cada vez mais de químicos orgânicos sintéticos e medicinais. O avanço da química orgânica, de agora em diante, requer um esforço interdisciplinar, acredita o professor.

Nota do Managing Editor: Esta reportagem de Maria Alice da Cruz, foi primeiramente veiculada no Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/) em 26 de junho de 2004. Este Colóquio, bem como outros 11 já realizados pelo Instituto do Milênio de Materiais Complexos, podem ser ecessados pela Internet no endereço http://www.cameraweb.unicamp.br. Para isto basta ter instalado no seu computador o programa Real Player.