Autorizado o uso da primeira lente de contato implantável para correção de miopia.

Os portadores de miopia viram no surgimento da intervenção cirúrgica a laser uma possibilidade de livrar-se dos óculos ou das lentes de contato tradicionais. Contudo, aqueles que sofrem de miopia severa, viram suas esperanças esmaecerem, quando foram informados que uma intervenção a laser, nesses casos, era altamente temerária, uma vez que a mesma destruiria grande parte da córnea de seus olhos. Aos aproximadamente três milhões de adultos americanos restava apenas aguardar - sem prazo certo -, pelos avanços da ciência.

E a ciência avançou! A FDA - Food and Drug Administration, responsável pelo controle de qualidade de medicamentos e produtos alimentares, acaba de autorizar a primeira lente de contato implantável no olho para corrigir a miopia.

Trata-se de uma lente intra-ocular, em plástico duro, de nome Artisan, semelhante à implantada após as cirurgias de catarata. A lente - desenvolvida e produzida pela Ophtec USA Inc., filial do grupo holandês Ophtec BV, IOL -, pode ser usada por adultos portadores de miopia moderada e severa.

A "novidade" chegou aos Estados Unidos agora, uma vez que, há 17 anos, já é comercializada na Europa com o mesmo nome. Mais de 150.000 pacientes no mundo "esqueceram" os óculos na gaveta e se beneficiam da Artisan. A FDA precisou de mais de 7 anos para a realização de testes que conformassem a "nova" lente às suas exigências!

Há necessidade de uma pequena incisão no olho para que a lente intra-ocular possa ser implantada, a um custo estimado pela IOL entre 2000 a 4000 dólares por olho. Um pouco mais cara que a correção a laser, a Artisan opera uma correção visual superior, e, segundo os profissionais, pode ser substituída.

Cyberpress (www.cyberpress.ca), September, 2004. (Tradução/Texto - MIA)