Fibras bicomponentes para tirar partido da funcionalidade.

Uma instalação de fabricação de fibras, que produz fibras funcionais a partir de dois polímeros termostáticos diferentes, acaba de ser colocada em funcionamento pelo EMPA, Laboratório Federal de Testes de Materiais e de Pesquisa, da Suíça.

A poliamida (PA), o polipropileno, o polietileno e o poliéster estão entre os polímeros termoplásticos utilizados na instalação de fabricação de fibras, batizada com o nome "Spider" (para Spining-development-research). Há, ainda, um número considerável de situações inexploradas, com termoplásticos menos usuais, como polímeros produzidos por métodos biotecnológicos.

Técnicas especiais permitem obter estruturas de fibras complexas e proceder a modificações de sua superfície, a fim de alterar as propriedades químicas e físicas, tais como a hidrofilicidade , a resistência à tração, a retractibilidade e a elasticidade, visando-se a obter funcionalidades precisas.

Para a tecedura dessas fibras, a pesquisa vai na direção do desenvolvimento de novos têxteis, que poderão ser utilizados em ambientes técnicos, médicos ou vestimentas. Exemplos de utilização de tais tecidos podem ser vistos nos curativos medicinais, que poderão permitir uma liberação controlada de certo medicamento; sob as roupas de proteção, como amortecedores de choques, sob a roupa de bombeiros, por exemplo, e mesmo em trajes esportivos, onde poderão servir para controlar a temperatura, e por aí vai!

Dependendo do uso que se quer dar aos novos têxteis, os mesmos poderão ser biocompatíveis, biodegradáveis, hidrófobos, ou o oposto - hidrófilos, ignífugos (ininflamáveis) e, como se não bastasse, também antiodores.

A "Spider" está aberta a projetos de cooperação industriais ou científicos. A empresa chama atenção por seu tamanho, uma vez que foi concebida para uma produção de alguns quilogramas. É "econômica": com pouco material, permite obter resultados que podem ser transpostos, de modo confiável, para a escala de produção industrial, em que se trabalha no horizonte das toneladas.

Empa News, 3/2004. (Tradução/Texto - MIA)

Veja mais:

Fibras têxteis feitas de nanotubos: dificuldades iniciais já foram vencidas.

Novidades para o outono/inverno 2004. Tecidos feitos com fibras de nylon que controlam variações de temperatura.