SBQ e CGEE realizam Workshop para avaliar o futuro da pesquisa em Química no Brasil.

Realizou-se nas modernas instalações do Conselho Regional de Química - IV Região, na cidade de São Paulo, nos dias 25 e 26 de outubro o Workshop "Química no Brasil: Perspectivas e Necessidades para a Próxima Década", promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O evento contou com a participação de membros representativos, ligados à Química brasileira, que atuam na academia, centros de pesquisa, empresas privadas, empresas públicas e associações profissionais patronais do setor químico e farmacêutico, contabilizando cerca de 40 pessoas.

Além das considerações sobre a motivação do Workshop e de outras realizações da SBQ dentro de sua plataforma "Eixos Mobilizadores em Química", apresentadas por Jailson B. de Andrade (UFBa), foram discutidos os seguintes Painéis, cujos textos de base foram disponibilizados antecipadamente no site da SBQ:

Texto introdutório: Perspectivas e Necessidades para a Próxima Década, Jailson Bittencourt de Andrade (UFBa);
Inovação e Produção no Setor Químico, Fernando Galembeck (Unicamp);
A Formação do Químico, Desafios e Necessidades, Ângelo da Cunha Pinto (UFRJ);
Pesquisa, Áreas de Fronteira e Pós-Graduação em Química, Oswaldo L. Alves (Unicamp);
A Pesquisa a Serviço das Políticas Públicas, Francisco Radler (UFRJ).

Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente da SBQ, Paulo César Vieira, e pelo responsável pela atividade junto ao CGEE, Luiz Roberto Liza Curi.

Documento em fase final de edição, contendo as conclusões do Workshop, será oportunamente disponibilizado nos sites das entidades promotoras do evento.

Nota do Managing Editor: Os textos completos que serviram de base para os debates podem ser acessados no endereço http://www.sbq.org.br/forum.