Professores da Rede Pública Estadual paulista terão bolsas de estudo em São Paulo e no exterior.

O governador do Estado autorizou a concessão de 30 bolsas para a participação em programas de extensão universitária a professores da Educação Básica II, em parceria com o Banco Santander. Também autorizou a concessão de 100 bolsas de mestrado para professores da rede, na Universidade de Londres, na Inglaterra, numa parceria com a própria universidade; e uma bolsa de mestrado na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), em parceria com a Fundação Telefônica, da Espanha.

Foram autorizadas mais de 1780 bolsas de mestrado em universidades do Estado de São Paulo, que vão receber professores da rede ao longo de 2005.

O governo paulista vem realizando vários programas para valorizar e qualificar os educadores. São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tendo todos os professores efetivos curso universitário.

Para participar do mestrado ou especialização no exterior, os professores necessitam inscrever-se e passar por testes com critérios definidos para cada programa.

Com relação à participação na bolsa de mestrado, basta passar nos exames de universidades recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, e se comprometer a ficar na rede pelo menos o mesmo tempo em que esteve afastado.

O Estado está trabalhando para ampliar essas oportunidades, buscando bolsas em universidades de outros países, como Portugal, Chile e Argentina, entre outros.

Imprensa Oficial do Estado (http://www.saopaulo.sp.gov.br), consultado em 23 de fevereiro de 2005.