C.N.R. Rao recebe o Dan David Science Prize

O Professor C.N.R. Rao, pesquisador do Jawaharlal Nehru Centre for Advanced Scientific Research, em Bangalore, onde ocupa a cadeira Linus Pauling Research, foi um dos contemplados com o Dan David Science Prize, de 2005. O prêmio é de um milhão de dólares, correspondente ao valor do Nobel. Cerimônia de premiação: 23 de maio.

A cada ano um tema é escolhido, e, em 2005, o prêmio foi para pesquisas em ciência dos materiais, que o Professor Rao dividiu com o Professor George Whitesides, da Universidade de Harvard, e com o Professor Robert Langer, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O Professor Rao é um dos mais notáveis químicos do mundo em estado sólido e materiais. Há mais de cinco décadas tem contribuído fecundamente para o desenvolvimento dessas áreas. Seu trabalho sobre óxidos de metais de transição levou ao entendimento básico de novos fenômenos e à relação entre propriedades e a química estrutural desses materiais. Foi um dos primeiros a sintetizar materiais óxidos bidimensionais, como o La2CuO4. Suas pesquisas têm levado a um estudo sistemático das transições metal-dielétrico, controladas por composição. Tais estudos causaram profundo impacto em áreas de aplicações, tais como resistência magneto-colossal e supercondutividade à altas temperaturas. Os semicondutores óxidos são extraordinariamente promissores.

Conquistou vários prêmios internacionais e é membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Royal Society (Londres).

A premiação do renomado pesquisador é um grande reconhecimento para a ciência indiana. Há poucos dias, Professor Rao recebera do governo indiano o Prêmio de Ciência da Índia, o mais importante do país.

A premiação do Professor Rao consagra, definitivamente, a área de Química do Estado Sólido, como uma das mais importantes fronteiras da química moderna.

Academia Brasileira de Ciências, 25 de Março, 2005 e site do Dan David Prize - http://www.dandavidprize.com (Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: Em 1998, o ilustríssimo laureado, Professor C.N.R. Rao, visitou o Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES). Conheça detalhes da visita, clicando aqui.