Tese realizada no LQES versa sobre pós e filmes finos de óxidos mistos,
do tipo pirocloro, obtidos pelo processo de decomposição de
precursores metalorgânicos (MOD).

Foi defendida no Instituto de Química da UNICAMP, no final de fevereiro de 2005, e já se encontra disponível na biblioteca do mesmo, a Dissertação de Mestrado: "Preparação e Caracterização de Pós e Filmes Finos de Óxidos Mistos Bi2MNbO7 (M = In, Al, Mn e Mn0,5Fe0,5) pela Técnica de Decomposição de Precursores Metalorgânicos (MOD)", de autoria de Zaine Teixeira. Participaram da Banca Examinadora a Professora Annette Gorenstein, do Instituto de Física da UNICAMP, o Professor Edvaldo Sabadini, do Instituto de Química da UNICAMP e o Professor Oswaldo Luiz Alves (Orientador da Dissertação e Presidente da Banca).

Foram obtidos, pela primeira vez, pós e filmes finos de óxidos do tipo pirocloro, de composição Bi2MNbO7 (M = In, Al, Mn, Mn0,5Fe0,5), pela técnica MOD.
Destaque-se que os filmes destes óxidos do tipo pirocloro e os pós do óxido quaternário (M = Mn0,5Fe0,5) também são inéditos.

A obtenção dos pós, via MOD, apresentou como vantagens, em relação à técnica descrita na literatura (reação sólido-sólido): uma redução acentuada na temperatura e no tempo de obtenção. Os filmes, depositados pela técnica de dip coating, em substrato de vidro borossilicato, apresentaram excelente qualidade óptica, associada à baixa rugosidade, espessura uniforme e baixo espalhamento de luz, revelando elevada transmitância na região de 300 a 2000 nm. As medidas de condutividade elétrica permitiram classificar como semicondutores os filmes de Bi2MnNbO7.

Tal estudo possibilitou que se validasse, mais uma vez, a concepção desenvolvida no Laboratório de Química do Estado Sólido-LQES, de empregar a técnica MOD na preparação de pós e filmes multicomponentes, e ainda suscitou interesse nas diversas propriedades dos filmes finos de Bi2MnNbO7: ópticas, elétricas, magnéti-
cas, entre outras. Os materiais obtidos mostraram-se promissores para aplicações em fotocatálise.

Os estudos prosseguem na direção das propriedades magnéticas dos filmes contendo Mn e Mn0,5Fe0,5. Os resultados desta Dissertação estão sendo
protegidos por patentes depositadas pela UNICAMP.

LQES NEWS, Ano IV, Número 78, 16 de abril de 2005.