Poluentes de água podem ser detectados por aparelho portátil.

A AWACSS (Automated Water Analyser Computer Supported System) é uma máquina concebida no quadro de um projeto da União Européia e construída em colaboração com o Centro Tecnológico da Água de Karlsruhe, Universidade de Tubigen e outros parceiros, além de pesquisadores da Corporate Technology, de Erlangen, Baviera (Alemanha).

O novo aparelho veio melhorar e conferir maior agilidade ao processo de análise, uma vez que, até o presente, as amostras eram recolhidas manualmente e os resultados só podiam ser liberados após dois dias.

Agora, as amostras podem ser analisadas de modo automático e, em 15 minutos, o aparelho fornece os resultados da análise, enviando-os diretamente a uma central de dados, via conexão Internet.

O novo sistema é tão poderoso que é capaz de revelar a presença de 32 substâncias diferentes (antibióticos, pesticidas, hormônios, etc.), com uma única detecção, da ordem do micrograma por litro, permitindo revelar traços de pesticidas provenientes da agricultura.

Tendo sido executada a análise, a máquina "encarrega-se" de enviar os resultados, via Internet, a uma central de dados, que trata as informações e avisa diretamente as autoridades sanitárias quando são infringidas as normas autorizadas.

O aparelho da Siemens vale-se da tecnologia dos anticorpos. De fato, o biochip no coração do sistema é recoberto por anticorpos que reconhecem e fixam especificamente as substâncias a serem analisadas. Tais anticorpos estão ligados a moléculas cuja fluorescência depende da fixação de poluentes. O biochip é, a seguir, submetido a uma irradiação laser que permite evidenciar a fluorescência das sondas e, portanto, a presença de poluentes nas amostras.

Siemens AG (Press Release), 04 Mai, 2005 (Tradução/Texto - MIA).