Primeiro spray baseado na nanotecnologia com extraordinária eficácia contra bactérias, vírus e fungos.

Direitos de distribuição internacional para o primeiro spray contra bactérias/vírus/fungos, baseado em nanotecnologia, foram adquiridos do seu inventor japonês Daido Steel/ Asukatec Inc., pela Roseland, LLC (EUA).

Atualmente em uso no mercado japonês, os testes japoneses demonstraram que o spray, denominado Nano-Zapp, é mais eficaz do que outros sprays contra, entre outros, stafilococos aureus, salmonela, tuberculose e influenza.

Através do seu escritório em La Jolla, Califórnia, o presidente da Roseland, William T. Grant, confirmou que os direitos de distribuição da Roseland incluem os Estados Unidos, Canadá, México, América Central, América do Sul e Europa.

O Nano-Zapp está sendo atualmente preparado para revisão e registro junto a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency - EPA) dos Estados Unidos. Quando aprovado, o Nano-Zapp poderá ser acrescentado à mistura de produtos das principais indústrias que comercializarão o Nano-Zapp para os mercados: direto ao público, profissional e industrial. Entre estas estão importantes companhias que atualmente comercializam produtos antibactericidas convencionais.

Nos testes japoneses, o Nano-Zapp foi eficaz por períodos mais longos de semanas, ou até meses, do que os agentes antibactericidas ou antivirais convencionais. O presidente disse que testes adicionais estão sendo realizados no Japão utilizando Nano-Zapp contra SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), e a gripe do frango. Em adição às suas aplicações antibacterianas, antifungais e antivirais, o produto oferece também efeitos desodorizantes.

O Nano-Zapp está sendo atualmente utilizado no Japão em: hospitais, asilos, ambulâncias, hotéis, escolas, dependências atléticas, instalações de processamento de alimentos, restaurantes, spas, canis, trens, ônibus, aviões e linhas de cruzeiro. Ele está sendo também vendido sem receita médica para consumo em residências. Os testes japoneses indicaram que o produto pode também ser misturado à tinta para oferecer uma barreira duradoura contra bactéria, fungos, vírus e míldio em superfícies duras.

O Nano-Zapp consiste de uma combinação exclusiva de dióxido de titânio e partículas de prata que, nos testes japoneses, foram detectadas como sendo letais para um espectro extremamente amplo de bactérias e vírus prejudiciais, ao mesmo tempo em que deixa a "bactéria boa" ilesa.

O produto foi aprovado para utilização pela Sociedade de Artigos Antimicrobiais de Tecnologia Industrial (Society of Industrial Technology Antimicrobial Articles - SIAA) do Japão, bem como pelo Instituto de Pesquisas sobre Tuberculose do Japão, a Associação Anti-Tuberculose do Japão, e o Laboratório Japonês de Pesquisas de Alimentos.

O presidente da Roseland disse que a nanotecnologia é descrita por alguns cientistas como "uma manipulação proposital da matéria em nível atômico para se conseguir um objetivo definido. A nanotecnologia é uma revolução fundamental dentro da tecnologia". Coloca, ainda, que a nanotecnologia está "estabelecendo o palco para a próxima revolução industrial".

Pr Newswire Latin América e Roseland, LLC (julho 2005).

Nota do Managing Editor: matéria veiculada pelo site da Yahoo (http://br.news.yahoo.com), na rubrica Notícias, consultado em 24 de julho de 2005.