Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Primeiro spray baseado na nanotecnologia com extraordinária eficácia contra bactérias, vírus e fungos.

Direitos de distribuição internacional para o primeiro spray contra bactérias/vírus/fungos, baseado em nanotecnologia, foram adquiridos do seu inventor japonês Daido Steel/ Asukatec Inc., pela Roseland, LLC (EUA).

Atualmente em uso no mercado japonês, os testes japoneses demonstraram que o spray, denominado Nano-Zapp, é mais eficaz do que outros sprays contra, entre outros, stafilococos aureus, salmonela, tuberculose e influenza.

Através do seu escritório em La Jolla, Califórnia, o presidente da Roseland, William T. Grant, confirmou que os direitos de distribuição da Roseland incluem os Estados Unidos, Canadá, México, América Central, América do Sul e Europa.

O Nano-Zapp está sendo atualmente preparado para revisão e registro junto a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency - EPA) dos Estados Unidos. Quando aprovado, o Nano-Zapp poderá ser acrescentado à mistura de produtos das principais indústrias que comercializarão o Nano-Zapp para os mercados: direto ao público, profissional e industrial. Entre estas estão importantes companhias que atualmente comercializam produtos antibactericidas convencionais.

Nos testes japoneses, o Nano-Zapp foi eficaz por períodos mais longos de semanas, ou até meses, do que os agentes antibactericidas ou antivirais convencionais. O presidente disse que testes adicionais estão sendo realizados no Japão utilizando Nano-Zapp contra SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), e a gripe do frango. Em adição às suas aplicações antibacterianas, antifungais e antivirais, o produto oferece também efeitos desodorizantes.

O Nano-Zapp está sendo atualmente utilizado no Japão em: hospitais, asilos, ambulâncias, hotéis, escolas, dependências atléticas, instalações de processamento de alimentos, restaurantes, spas, canis, trens, ônibus, aviões e linhas de cruzeiro. Ele está sendo também vendido sem receita médica para consumo em residências. Os testes japoneses indicaram que o produto pode também ser misturado à tinta para oferecer uma barreira duradoura contra bactéria, fungos, vírus e míldio em superfícies duras.

O Nano-Zapp consiste de uma combinação exclusiva de dióxido de titânio e partículas de prata que, nos testes japoneses, foram detectadas como sendo letais para um espectro extremamente amplo de bactérias e vírus prejudiciais, ao mesmo tempo em que deixa a "bactéria boa" ilesa.

O produto foi aprovado para utilização pela Sociedade de Artigos Antimicrobiais de Tecnologia Industrial (Society of Industrial Technology Antimicrobial Articles - SIAA) do Japão, bem como pelo Instituto de Pesquisas sobre Tuberculose do Japão, a Associação Anti-Tuberculose do Japão, e o Laboratório Japonês de Pesquisas de Alimentos.

O presidente da Roseland disse que a nanotecnologia é descrita por alguns cientistas como "uma manipulação proposital da matéria em nível atômico para se conseguir um objetivo definido. A nanotecnologia é uma revolução fundamental dentro da tecnologia". Coloca, ainda, que a nanotecnologia está "estabelecendo o palco para a próxima revolução industrial".

Pr Newswire Latin América e Roseland, LLC (julho 2005).


Nota do Managing Editor: matéria veiculada pelo site da Yahoo (http://br.news.yahoo.com), na rubrica Notícias, consultado em 24 de julho de 2005.

<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco