Nova luz para os atingidos pelo câncer do pulmão !

Contra o câncer, qualquer que seja seu tipo, toda a luta é válida. Trata-se de inimigo, no mais das vezes mortal, contra o qual não se pode baixar a guarda, mas, sim, atacar com todas as armas; o objetivo é mesmo aniquilá-lo, dizimá-lo e, quando não for possível, reduzi-lo à sua expressão mais ínfima, colocando-o sob verdadeira sujeição, para que não possa realizar sua cruel trajetória.

Assim parecem pensar todos aqueles que, sem medir esforços, buscam armas para dar combate ao inimigo; assim vem agindo a liga alemã contra o câncer que se propõe financiar a otimização de uma terapia fotodinâmica, voltada contra o câncer do pulmão, terceiro câncer, em ordem de ocorrência, encontrado na Alemanha.

Trata-se de uma terapia que deverá ser particularmente eficaz para o combate dos tumores que se situam na periferia dos pulmões, que deverá atuar como complemento de atos cirúrgicos ou de terapias por irradiação.

Contrariamente ao que se poderia supor, o princípio subjacente a essa terapia é bastante simples. Por injeção ou por inalação, administra-se ao paciente uma molécula que irá se acumular naturalmente nos tecidos cancerosos. Uma vez nas células, essa molécula vai se modificar quimicamente para tornar-se sensível à luz. As células tumorais sofrem, então, um ataque da "nova" molécula que, sob o efeito da luz, dá origem a oxigênio altamente reativo, que vai provocar a morte das mesmas.

Há, contudo, uma condição para que a terapia seja verdadeiramente eficaz. Conforme o Doutor Hans-Jochen Foth, responsável pelo projeto, "é preciso que se encontre a quantidade ideal de moléculas a serem administradas ao paciente, para que o tumor contenha quantidade suficiente dessa substância, e aí se determinar a dose correspondente de luz à qual será exposto o paciente".

Desenvolverão o projeto cientistas da Universidade de Kaiserslautern (Alemanha), que trabalharão em colaboração com o Serviço de Pneumologia Hemer e a Universidade de Toronto (Canadá). Com um valor de, aproximadamente, 160.000 euros (cerca de 470.000 reais), será subvencionado pela Liga Alemã Contra o Câncer.

A doença não perdoa ninguém: mesmo em países desenvolvidos, como a Alemanha, a cada ano, 32.000 homens são diagnosticados como tendo um tumor maligno nos pulmões.

Liga Alemã Contra o Câncer, http://www.krebshilfe.de, 28 Juli, 2005
(Tradução/Texto - MIA).