Chips medicinais : "viagem fantástica ?" Quase isso !

Quando, em 1966, Isaac Asimov escreveu Viagem Fantástica, livro baseado em um filme de Richard Fleicher (Fantastic Voyage), sequer imaginava que hoje, mutatis mutandis, graças à miniaturização, chips eletrônicos podem "viajar" pelo corpo, ajudando, assim, no estabelecimento de diagnósticos médicos.

Vendida pela Given Imaging (EUA), a "pillcam" representa bem o que se acabou de afirmar. Trata-se de uma cápsula, medindo 11 x 26 mm e pesando 4 g, que, contida numa "mini-webcam", funciona como um endoscópio. Prescrita pelo médico, essa "parafernália" high-tech deve ser simplesmente engolida pelo paciente para, então, empreender uma verdadeira "viagem fantástica" pelo corpo.

Ilustração de uma PillCam" Capsule Endoscopy.

Sensores-registradores - colocados na cintura do paciente quando da preparação para a "viagem" (exame) -, se encarregam de transmitir as imagens feitas durante percurso da cápsula e que são remetidas pela mesma. O paciente, durante a realização do exame pode, à vontade, ir cuidar de sua vida. Uma advertência, contudo, lhe é feita: deve, imperativamente, evitar as proximidades de um IRM (aparelho que provê imagiamentos por ressonância magnética).

Passadas oito horas de viagem da cápsula, tendo esta, por vias naturais, sido eliminada, médico e paciente se reencontram e, nesse momento, as "radiografias" são entregues ao médico, que providenciará a avaliação pertinente.

E as coisas não param por aí! A ST Microeletronics (EUA) acaba de desenvolver um "lab-on-chip" (lab-num-chip) que permite obter rapidamente um diagnóstico bacteriano. Um dos experimentos em curso possibilita a detecção de espécies de bactérias cepticêmicas e determinadas cepas de estafilococos dourados.

O procedimento é efetuado da seguinte forma: deposita-se uma gota de sangue sobre um chip MEMS (MicroEletronic Mechanical System), a seguir a amostra é aquecida e replicada, graças a uma reação em cadeia das polimerases. A solução miniaturizada poderá oferecer, em quinze minutos, resultados mais confiáveis do que aqueles obtidos pela realização de um exame tradicional, realizado em laboratório por várias horas.

OINet (//www.01net.com), consultado em novembro de 2005 (Tradução/Texto - MIA).