Prêmio Nobel de Química elogia programa nacional de biocombustíveis.

Numa das principais palestras da 3º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Brasília de 16-18 de novembro, o neozelandês Allan McDiarmid, ganhador do prêmio Nobel em Química de 2000, falou sobre a importância da produção e distribuição de energias renováveis. "O futuro do mundo depende das energias renováveis. Produzindo energia limpa, sobra água para as plantações e, com água nas plantações, podemos diminuir as desigualdades e a violência", afirmou.

McDiarmid destacou a posição de vanguarda da tecnologia nacional, mas fez um alerta. Disse que se o Brasil não procurar parcerias e desenvolver o seu potencial será alcançado por outros países, como os Estados Unidos e algumas nações européias. "O Brasil representa um grande caso de sucesso na produção e utilização dos combustíveis renováveis. O país tem um enorme potencial e ainda está dois ou três anos à frente dos outros países. O desafio agora é continuar sempre à frente do resto do mundo".

Allan McDiarmid na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasília, 2005

Para Allan, o Brasil deve investir no projeto do biodiesel e chegar a mercados como Malásia e China. Na opinião do cientista, esta é uma das formas de driblar a produção americana, conseguir unir mercados emergentes e, ainda, iniciar um processo de valorização da imagem nacional.

"Podemos projetar o biodiesel como uma commodity, tendo o Brasil como líder deste comércio. Este seria um grande serviço, pois os biocombustíveis são rentáveis para a agricultura e ajudam a reduzir o efeito estufa", destacou.

Celulose

Uma das teorias defendidas pelo Prêmio Nobel e ainda pouco conhecida pela sociedade é a utilização de celulose na produção de energia. Allan demonstrou que, por meio do bombeamento de enzimas e fermentação de matérias-primas, é possível se obter energia limpa e renovável. Outra tese defendida pelo cientista é a de que, no futuro, todos os carros serão movidos por células a combustível.

Allan também fez uma breve explicação sobre nanotecnologia e seus benefícios, dizendo que a indústria especializada no setor deve lucrar bilhões e já é uma das mais importantes em todo o mundo.

Agência CT - Assessoria de Imprensa do MCT, 17 de novembro, 2005.

Nota do Managing Editor: a Conferência do Professor Alan McDiarmid (slides), apresentada na 3ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, está disponível no site do CGEE no endereço http://www.cgee.org.br/cncti3.