Açúcar de beterraba : matéria prima para a indústria de plásticos.

Com linda cor vermelho-vinho, sabor adocicado, folhas brilhantes de um belo verde, com nervuras purpúreas, a beterraba é um tubérculo redondo, conhecido na culinária mundial, amado por uns, nem tanto por outros, e bastante utilizada na produção de açúcar.

Se é tudo o que você acredita precisar saber sobre a beterraba, pesquisadores da empresa Dow Deutschland e do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química (Alemanha) informam que os usos e propriedades da mesma não param por aí, pois o açúcar poderá ser uma alternativa rentável para a produção de matérias plásticas.

Beterraba Fresca.

Um novo meio de sintetizar o poliol - composto necessário para a fabricação de plásticos como o poliéster ou o poliuretano -, acaba de ser descoberto pelo grupo de pesquisadores. O poliol, que até hoje era fabricado à base de produtos petroquímicos, agora, graças aos pesquisadores alemães, pode ser obtidos a partir de simples açúcares (glicose, frutose ou sacarose), por meio de uma dissociação hidrotérmica em água sub- ou supercrítica.

Os pesquisadores fizeram uso de catalisadores de rutênio e lograram, assim, obter os melhores resultados para temperaturas compreendidas entre 150 e 250 graus Célsius. Em seguida, os polióis podem ser utilizados diretamente como compostos de base para a síntese de matérias plásticas, tais como o poliuretano.

Suddeutsche Zeitun, 23 november, 2005 (Tradução/Texto - MIA).