Silício nanotec para a indústria de alimentos.

PSivida lançou nova empresa spinout, a PSiNutria, para o desenvolvimento de sua tecnologia do silício, voltada para a indústria de alimentos. A empresa-mãe está sediada na Austrália e tem escritórios em Londres e Cingapura.

"A indústria de alimentos vem dando grande atenção às questões relacionadas à qualidade e origem dos alimentos, particularmente no que diz respeito ao bioterrorismo, dado que as fontes de alimentos podem ser deliberadamente contaminadas", explica a companhia. "A habilidade de detectar patógenos, contaminação deliberada, ou, ainda, a deterioração de alimentos, tem enorme valor comercial".

A PSiNutria terá a licença de uso para o produto BioSilicon, uma forma modificada de silício usando nanotecnologia.

O BioSilicon poderá ser usado na indústria de alimentos, devido sua biodegradabilidade e propriedades ópticas, explica a empresa. Ingerível, o BioSilicon pode ser dissolvido em ácido silícico, encontrado em vários alimentos do quotidiano: cerveja, vinho, arroz e cereais, entre outros. A empresa PSiNutria também desenvolverá aplicações usando silício para embalagens de alimentos.

Membrana Porosa de BioSilicon®

Outros planos da empresa envolvem o desenvolvimento de produtos para a detecção de patógenos, rastreamento e preservação de alimentos. Além disso, está no portfólio da empresa o desenvolvimento de produtos capazes de detectar variações de temperatura, ocorridas no armazenamento de alimentos.

Segundo estudo da conceituada empresa do consultor em nanotecnologia de Helmut Kaiser (Alemanha), o volume mundial de vendas de produtos nanotecnológicos para o setor de embalagem de bebidas e alimentos pulou de US$ 150 milhões (2002) para US$ 860 milhões (2004). A empresa alemã prevê que, na próxima década, a nanotecnologia no setor de embalagens de alimentos deverá chegar a um mercado de aproximadamente 30 bilhões de dólares.

Não é sem razão que empresas gigantes da área de alimentos, como a Kraft, Altria e Unilever, estão buscando aplicações da nanotecnologia, sublinhando esta promessa de mercado.

Food USA (www.foodproductiondaily.com), january 12, 2006 (Tradução/Texto - OLA).