Molécula espacial perde seu status: foi sintetizada em laboratório !

Uma molécula de carbono, sobre a qual sempre se pensou ter existência possível apenas no espaço, acaba de ser sintetizada por químicos, pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA). Ao que tudo indica, trata-se de uma descoberta que poderá vir a interessar muitíssimo à indústria química.

A nova molécula foi batizada como ciclopropenilideno e pertence a uma família de compostos conhecidos como carbenos, muito pouco estáveis. Ela é composta por três átomos de carbono, dispostos em triângulo, aos quais estão unidos dois átomos de hidrogênio.

Moléculas espaciais "de proveta".

Crédito: Univesity of California - Riverside

No espaço, a nova molécula existe naturalmente, e em grande quantidade. Contudo, pelo fato de ser muitíssimo instável, não se cogitava de sua síntese em laboratório. Os cientistas, no entanto, tomaram partido dessa instabilidade, substituindo dois átomos de hidrogênio por dois de nitrogênio e ajuntando grupos de aminoácidos ao esqueleto de carbono triangular.

Molécula de ciclopropenilideno

A estrutura fundamental da molécula, observaram os pesquisadores, não foi perturbada pelos aminoácidos adicionais. Os carbenos - família a qual pertence a molécula batizada como ciclopropenilideno -, na indústria são utilizados como catalisadores, sendo encontrados, entre outras, nas indústrias farmacêutica e petroquímica.

Em razão de sua forma e de seu tamanho singular, a nova molécula poderá se constituir num catalisador bem mais poderoso. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia acabam de abrir caminho para que outras moléculas espaciais possam ser igualmente fabricadas pelo emprego da nova técnica, de autoria dos mesmos.

Sciences et Avenir (sciences.nouvelobs.com), consultado em 08 de maio de 2006 (Tradução/Texto - MIA).