Polímeros colaboram com a Internet : ela fica mais rápida.

Dois novos tipos de materiais que prometem causar frisson na área de telecomunicações estão em desenvolvimento na Universidade de Carleton, no Canadá. As pesquisas são lideradas por Zhi Yuan Wang, titular da cadeira de pesquisa em materiais orgânicos emergentes.

O Professor Wang é um dos principais nomes, conhecido internacionalmente em química de polímeros, biologia molecular - de proteínas ao DNA - aplicada à área de telecomunicações.

As atividades de pesquisa de Wang repousam sobre o desenvolvimento de materiais orgânicos e de polímeros. Vem se dedicando de modo especial àqueles que reagem em zonas próximas do infravermelho, visando futuras utilizações em optoeletrônica, fotônica e tecnologias de comunicação.

Dois novos tipos de materiais estão sendo desenvolvidos atualmente pelo pesquisador e sua equipe: a) polímeros opticamente ativos, nas regiões próximas do infravermelho, que poderão vir a encontrar novas aplicações nos revestimentos refletindo calor, nas células fotovoltaicas e, b) materiais utilizados particularmente para as telas de plasma.

Essas pesquisas, conforme o Professor Wang, têm impacto potencial, de um lado para as vestimentas "ópticas" inteligentes e os biodetectores pessoais destinados a diagnósticos médicos rápidos, e de outro para os futuros sistemas de comunicações que utilizam fibras ópticas.

Além disso, os materiais ópticos não-lineares obtidos por seu grupo a partir de fulerenos nanométricos (moléculas esféricas de átomos de carbono), combinados a uma classe elaborada de polímeros, permitem captar a potência de um raio de luz que poderá em seguida ser empregado para reenviar um sinal sobre uma rede global de comunicações, com tempos de comunicação da ordem de picossegundos, resultando em velocidades 100 vezes superiores às obtidas atualmente na Internet.

Eureka (http://eureka.carleton.ca), consultado em 07 de junho de 2006 (Tradução/Texto - MIA).