Nanotecnologias a todo vapor : o Japão que o diga !

Imagine um mercado que, crescendo exponencialmente, em 2004 registrou um crescimento de 8,4 bilhões de dólares e que, para 2015, já perspectiva um crescimento vinte e cinco vezes maior. Você, na certa, estará pensando: que mercado é esse?

O Instituto de Pesquisa Nomura (NRI) responde prontamente: é o mercado japonês das nanotecnologias! Assustado? Controle-se! Elas vieram para ficar e os números são incontestáveis: as tecnologias do muito pequeno, que encontram aplicações em um amplo leque de produtos e setores, segundo o Nomura, representam um mercado avaliado em 8,4 bilhões de dólares. Já pensou?!

Em 2010, segundo estimativas do Instituto, esse mercado chegará a 47 bilhões de dólares e atingirá, em 2015, um montante de 204 bilhões de dólares, o que é de tirar o sono dos concorrentes. Mas estes podem dormir tranqüilos (poucas horas de sono, é claro!), pois, em matéria de nanotecnologias, a criatividade anda à solta, e "tem pra todo mundo". É ir atrás!

Segundo o NRI, "o grande crescimento das nanotecnologias repousa sobre três pilares: em um deles, o aumento dos usos atuais das nanotecnologias já desenvolvidas, em outro, na substituição nos produtos existentes, de materiais e sistemas, por novos, baseados na nanotecnologia e, por fim, na criação de mercados totalmente novos para o próprio desenvolvimento das nanotecnologias".

Nanotecnologia: negócio de bilhões de dólares que promete muito, mas muito mais!

Os setores: de produção, de produtos médicos e dentários e o eletrônico são os que apresentarão maior crescimento. O primeiro (robôs, máquinas de precisão) passará de 60 milhões de dólares em 2004 a 19,3 bilhões de dólares em 2015; os segundos, irão de 80 milhões de dólares a 30 bilhões de dólares, enquanto o terceiro, representado por componentes, memórias, células, etc., representará 65 bilhões de dólares, em 2015, contra os 1,1 bilhões em 2004.

O setor de energia, dentro desse megamercado das nanotecnologias, representado por componentes de pilhas a combustível ou baterias de lítio, células fotovoltaicas, etc., também apresentará um crescimento exponencial. Tendo produzido, em 2004, 2,46 bilhões de dólares em 2015 passarão a 41 bilhões dólares.

Tratam-se de prospectivas que, conforme o Instituto de Pesquisa Nomura, consideram os ganhos de produtividade e reduções de custos decorrentes do emprego das nanotecnologias.

NRI (www.nri.co.jp), consultado em 07 de Agosto, 2006 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração aqui apresentada não figura na matéria em questão, tendo sido adaptada pela Editoria do LQES, a partir de www.apsatm.com/profit.htm.