Novo analgésico natural bate de longe a morfina.

Pesquisadores do Instituto Pasteur (França) descobriram um novo analgésico secretado naturalmente na saliva do homem e batizado com o nome opiorfina. Segundo os pesquisadores, a opiorfina, injetada em ratos, se mostrou até seis vezes mais eficaz que a morfina.

Essa nova molécula, à primeira vista, se parece com outros analgésicos naturais produzidos pelo cérebro em caso de estimulação dolorosa intensa: encefalinas, endorfinas e outras endomorfinas. Mas, na realidade, a opiorfina age segundo um mecanismo diferente. Ela protege realmente as encefalinas da degradação, permitindo-lhes continuar ativas por mais tempo.

Analgésicos naturais são liberados em caso de dor intensa.

Créditos: Science et Avenir

As pesquisas deverão levar ao desenvolvimento de novos medicamentos antiálgicos, ao mesmo tempo mais eficazes e melhor tolerados pelos doentes. Além disso, a opiorfina humana poderá apresentar um interesse terapêutico importante, não somente nos quadros de dor, mas igualmente nos tratamentos de distúrbios da motivação e do equilíbrio, das emoções e do humor.

PNAS, november 13, 2006 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: o trabalho de que trata esta notícia, intitulado "Human Opiorphin, a natural antinociceptive modulator of opioid-dependent pathways", de autoria de Anne Wisner, Evelyne Dufour, Michaël Messaoudi, Amine Nejdi, Audrey Marcel, Marie-Noelle Ungeheuer and Catherine Rougeot, foi publicado nos Proceedings of National Academy of Sciences dos Estados Unidos (PNAS), e veiculado pela Internet (www.pnas.org), em 13 de novembro de 2006.