Ervas daninhas dão plástico.

O RITE (Research Institute of Innovative Technology for the Earth), instituto de pesquisa pública e a Honda, ambos do Japão, desenvolveram conjuntamente um método que permite sintetizar polipropileno a partir de ervas daninhas. Atualmente sintetizado a partir do petróleo, a utilização de material vegetal permitirá reduzir de 60% as emissões de CO2 induzidas por sua produção.

A celulose proveniente das ervas daninhas é inicialmente decomposta em açúcares, que são fermentados em propano-2-ol por bactérias geneticamente modificadas. Este álcool é em seguida usado para a síntese de polipropileno. O rendimento atual é de 1kg de polipropileno obtido para 2 a 3 quilos de plantas.

Plantas agrícolas como o milho são desde agora utilizadas para sintetizar o bioplástico (PLA), mas este apresenta limites de rigidez e suporta mal as variações de temperatura, o que limita suas áreas de aplicação. O polipropileno é um plástico freqüentemente utilizado nos equipamentos automotivos ou embalagens de alimentos. O Japão, sozinho, produz 3 milhões de toneladas por ano.

Tipo de erva daninha.

Créditos: L'Herbier (Quebec, Canadá)

Os pesquisadores almejam conseguir uma versão prática do processo daqui 3 a 4 anos, que poderá ser diretamente utilizada nas linhas de produção atuais de polipropileno. Isso permitiria substituir eficazmente o polipropileno de origem petrolífera.

Nikkei, consultado em 11 de outubro, 2007 (Tradução - MIA).