Um hambúrguer ecológico ? É pra já !

A cadeia de fast-food japonesa MOS Burger lançou uma campanha de sensibilização ecológica para seus clientes. Propõe, assim, uma redução de 50 yens (cerca de 80 centavos de real) para os itens de seu menu ecológico, a todos os clientes que apresentarem o cartão "desafio ecológico".

Este cartão, editado pela Team Minus 6%, movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global, é entregue a todas as pessoas que se engajam na diminuição de suas emissões de carbono cotidianas. Neste sentido, o Japão ambiciona diminuir de um kilograma a quantidade de CO2 emitida por pessoa, por dia. Slogan japonês: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos!

A Team Minus 6% é a primeira a encorajar esta iniciativa e propõe para isto um cartão onde cada um pode marcar as ações que realizará no cotidiano e, em seguida, calcular a quantidade de CO2 liberado em média por dia. As ações ecológicas propostas são numerosas: vão desde uma melhor regulagem do ar condicionado e do aquecedor, diminuição de um minuto na duração do banho, utilização de aparelhos de baixo consumo de energia, distanciar sua geladeira da parede, limitar as acelerações bruscas no automóvel, não deixar a chama do fogão ultrapassar a área da panela que está sendo usada, etc. Todos os engajamentos são pequenos gestos do cotidiano, que permitem agir em escala individual, sem causar perturbações ao modo de vida de ninguém.

Esta não é a primeira vez que os donos de restaurantes (restaurateurs) tomam uma iniciativa ecológica. Eles trocaram, desde 2006, as sacolinhas de viagem em plástico por sacos de papel e utilizam embalagens de bioplástico para seus produtos. Enfim, para sua linha ecológica, nos ingredientes oriundos da agricultura são utilizados adubos e pesticidas somente em casos de absoluta necessidade. Para cada um destes ingredientes, é indicada a carga ambiental ligada à sua produção.

Fachada de uma das lojas da Mos Burger, no Japão.

Créditos: Studioghibli

O grupo MOS Food Services propõe "alimentos bons, seguros e saudáveis, dentro de uma sociedade eco-responsável". É por este motivo que a sensibilização de seus clientes é uma prioridade.

Adit, consultado em 02 de outubro, 2007 (Tradução/Texto - MIA/OLA).