Nova arma contra bactérias resistentes a antibióticos.

A equipe de Pradeep Singh, da Universidade de Washington (EUA), desenvolveu uma nova abordagem para matar bactérias que causam infecções mortais em ratos. Em razão do número crescente de cepas bacterianas resistentes a antibióticos e da falta de eficácia dos medicamentos direcionados ao ataque das infecções crônicas bacterianas, a descoberta de novos tipos de antibióticos responde a uma necessidade urgente.

Ao invés de pesquisar um novo agente que alveje diretamente as bactérias, os pesquisadores estão interessados no stress imposto às bactérias por um mecanismo de defesa próprio do hospedeiro. Eles colocaram na mira um nutriente essencial ao crescimento da bactéria, o ferro, que o corpo afasta naturalmente do agente infeccioso. "A competição pelo ferro é crítica na luta entre bactérias e hospedeiro", explicou o autor professor Pradeep Singh. "O corpo humano tem mecanismos de defesa potentes para manter o ferro longe de organismos infectados, e os invasores têm que roubar um pouco dele (ferro) se quiserem sobreviver".

Os pesquisadores mostraram, então, que o gálio (símbolo químico Ga), um metal que "imita" o ferro, permite matar as bactérias e previne a formação de biofilmes que causam as infecções. O gálio é eficaz sobre as cepas multirresistentes de Pseudomonas aeruginosa, em pacientes atingidos por fibrose cística. Nos ratos, o tratamento com gálio bloqueia as infecções crônicas e agudas.

Colônia de Pseudomonas aeruginosa, em ágar.

Créditos: Kenneth Todar, University of Wisconsin-Madison

Mesmo que esta abordagem não esteja ainda pronta para ensaios clínicos, o princípio geral que consiste em alvejar os mecanismos de defesa naturais poderá ser promissor para o desenvolvimento de novos tratamentos.

Eureka, march 16, 2007 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Scientific Editor: o artigo de que trata esta nota será publicado na revista Journal of Clinical Investigation (http://www.jci.org), no número de abril de 2007.