Bolhas usadas para alinhar grande quantidade de nanofios.

Uma equipe composta por cientistas da Universidade de Harvard (EUA) e da Universidade do Havaí desenvolveu um método que permite juntar e alinhar uniformemente nanofios ou nanotubos sobre superfícies, de modo cem vezes mais eficiente do que é realizado com os métodos atuais.

Sua técnica explora um método de extrusão-sopro, utilizado na fabricação de sacos plásticos, que consiste em despejar uma mistura composta de um polímero e de nanofios ou de nanotubos sobre uma superfície circular com um pequeno orifício. A injeção de nitrogênio nesse orifício permite formar e fazer encher uma bola oval, que se estira progressivamente, até formar um filme da espessura de 200 a 500 nanômetros e atingir uma altura de 50 centímetros e uma largura de 25 centímetros.

Injetando-se gás nitrogênio numa mistura de nanofios e um polímero epóxi há a formação de grandes bolhas com paredes muito finas. À medida que as bolhas inflam, os nanofios se orientam na mesma direção. Um anel metálico estabiliza a bolha até que seu tamanho seja suficiente o bastante para entrar em contato com dois "wafer" de silício. Uma vez em contato, o filme de nanofios é transferido para o "wafer". Os "wafers" revestidos com nanofios podem, então, ser usados como base para dispositivos eletrônicos.

Créditos: Charles Lieber, Harvard

Os nanotubos ou nanofios contidos nesse filme estão distribuídos uniformemente sobre toda a superfície da bolha e são, globalmente, todos alinhados verticalmente, pelo fato da bolha se desenvolver principalmente no sentido vertical. O filme resultante dessa operação pode ser transferido para uma placa de silício ou para um outro material colocado em contato com a bolha, os elementos assim transferidos conservam sua orientação.

Para demonstrar a eficiência de seu método e a qualidade dos filmes obtidos, os pesquisadores realizaram transistores depositando contatos elétricos de grade, fonte e dreno sobre nanofios de silício, transferido para um substrato plástico de Kapton a partir dessa técnica.

Os resultados são bastante satisfatórios e mostram que os nanofios alinhados desempenham papel de canais semicondutores para os transistores realizados. Tal procedimento poderá ter um impacto importante na fabricação de dispositivos à base de nanotubos/nanofios, sensores, telas ou mesmo memórias, porque permite obter superfícies suficientemente grandes de nanofios ou nanotubos alinhados, por um custo relativamente baixo.

Tecnology Review (www.technologyreview.com), consultado em 03 de junho de 2007 (Tradução - MIA/OLA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, de título: "Large-area blown bubble films of aligned nanowires and carbon nanotubes", de autoria de G. Yu, A. Cao and C. M. Lieber, foi publicado, on line, na revista Nature Nanotechnology (http://www.nature.com/nnano), em 27 de maio de 2007.