Pesquisadores israelenses anunciam a boa nova : nasceu a Nanobíblia !

Cientistas do Instituto Technion, de Haifa (Israel), conseguiram colocar todo o conteúdo do Velho Testamento em uma superfície de 0,5 mm2, inferior à de uma cabeça de alfinete, utilizando a nanotecnologia. A criação dessa "Nanobíblia" faz parte de um programa do Instituto, para divulgar mais as possibilidades da nanotecnologia principalmente entre os jovens.

A idéia foi do Prof. Uri Sivan, diretor do Instituto de Nanotecnologia do Technion, que liderou o projeto junto com ao Dr. Alex Lahav, ex-chefe do Instituto de Pesquisas em Microeletrônica, da mesma instituição.

A Nanobíblia foi escrita com um dispositivo denominado FIB (Focused Ion Beam, ou Feixe de Íons Focalizados), que funcionou como uma microcaneta. Graças a um software desenvolvido especialmente para o projeto, o texto foi gravado sobre uma superfície de silício, recoberta por uma finíssima camada de ouro, de apenas 20 nanômetros de espessura.

Utilizando o FIB, os pesquisadores israelenses conseguiram inscrever mais de dez milhões de bits de informações sobre a superfície de 0,5mm2. A camada de ouro ao redor do texto ressalta as nanoletras contra a superfície de silício e permite lê-las melhor, empregando um microscópio eletrônico com scanner.

Seria a menor Bíblia já impressa?

Créditos: BBC

"O projeto da Nanobíblia demonstra as enormes perspectivas que as novas técnicas de miniaturização colocam à nossa disposição", diz o Prof. Uri Sivan. Agora, a equipe do Technion vai iniciar o processo de fotografar todas as nanopáginas. "A partir desse trabalho, nossa idéia é aumentar dez mil vezes a imagem da Nanobíblia e criar um grande painel, de 7x7 metros, que será colocado em uma parede enorme do Instituto de Física do Technion, permitindo a qualquer um ler os textos", conclui o responsável pelo projeto.

Adnews, 21 dezembro, 2007.

Nota do Scientific Editor: a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem em funcionamento, no Centro de Componentes Semicondutores (CCS), um microscópio do tipo FIB, que opera segundo o mesmo princípio do equipamento usado pelos pesquisadores do Technion.

Assunto Conexo

No Brasil, grande salto nas Nanotecnologias : Unicamp dá partida ao primeiro Microscópio FIB do hemisfério sul.