Nanotecnologia poderá permitir estocagem extraordinária de dados em disco único.

Estocar o equivalente a 200.000 DVDs em um único disco óptico de mesmo tamanho que os atuais é uma idéia que ainda continua totalmente teórica, contudo, parece bem possível, segundo o professor Min Gu, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália.

Esse aumento extraordinário de estocagem será possível graças à utilização da nanotecnologia. Ao final de três anos de pesquisa, a equipe de Min Gu acredita que tal tecnologia tem tudo para nascer nos próximos anos.

Professor Min Gu, da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália.

Créditos: Swinburne University of Technology

Dentre os objetivos, o mais ambicioso é estocar um pentaocteto de dados em um único disco, 20.000 vezes mais que em um Blu-Ray. Isso passará também, e, sobretudo, pela multiplicação considerável do número de camadas de dados aplicadas num só disco, tornada possível pela exploração das nanotecnologias. A equipe de pesquisas de Min Gu já atingiu, em seu laboratório, 52 camadas em um só disco.

Estocagem em cinco dimensões

"Se quisermos, poderemos ir até 200 ou 300 camadas", explica a equipe. Mas isso não é tudo. O projeto prevê também acrescentar duas dimensões de estocagem às três dimensões já existentes: aquela do espectro de cores, que exploraria materiais nanotecnológicos, interagindo com lasers de diferentes comprimentos de onda, e a da polarização das nanopartículas graças ao campo elétrico induzido pelas ondas luminosas utilizadas para escrever ou ler o disco.

"A polarização se faz em 360 graus. Portanto, por exemplo, se você grava a uma polarização de zero grau, você pode também gravar um outro nível de informações a 90 graus de polarização, sem interferência", explica Min Gu.

Créditos: Swinburne University of Technology

Resta ainda ajustar o problema da velocidade da leitura e da escrita, contudo, a equipe de pesquisadores já teria assinado contrato com a Samsung para a comercialização dessa tecnologia nos próximos 10 anos...

PC Impact (www.pcinpact.com) (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Armazenagem de dados em grande escala, via nanoeletrônica.

Transmissão de dados por laser: pesquisa de ponta na Universidade de Tarragona.

Primeiros chips do tipo NAND, gravados em 60 nm.