Roadrunner : supercomputador que ultrapassou o petaflop.

O supercalculador IBM, de Los Alamos, Novo México (EUA) batizado Roadrunner, em homenagem ao símbolo do Estado, entrou para a história! O Roadrunner - pássaro veloz -, não está em suas primeiras proezas de velocidade, uma vez que já conheceu a glória através do personagem « papa-léguas », em suas aventuras contra coiote.

Os dirigentes da IBM anunciaram, em junho, que o novo supercomputador da empresa, um sistema híbrido, composto de processadores AMD Opteron e de microprocessadores, tinha conseguido manter uma velocidade de 1,026 bilhões de operações por segundo, durante alguns minutos, com um pico de mais de 1,5 bilhões. Essa performance corresponde praticamente ao dobro do último recorde, detido por um outro supercalculador da IBM, o Blue Gene, situado no Laboratório Nacional de Livermore (Califórnia, USA). A nova máquina levaria uma semana para calcular o que o computador mais rápido, há 10 anos, teria feito em 20 anos.

A barreira do petaflop, objetivo de todos os fabricantes de supercomputadores depois que a barreira do teraflop foi ultrapassada há 11 anos, viu numerosos atores se baterem para tentar atingi-la (Sun Microsystems Inc., Hewlett-Packard Co., Cray Inc., SGI), mas a IBM, com uma etapa na frente de seus concorrentes, doravante trabalha sobre seu próximo objetivo : o exaflop.

O Roadrunner chegou ao topo da barreira do petaflop em 20 de maio, em seu quarto teste. O primeiro teste não tinha por objetivo senão verificar a capacidade da máquina e resolver um problema num grande número de coeurs. O segundo, deparou com um mal funcionamento de um módulo de memória e, durante o terceiro teste, os técnicos se deram conta de que a aplicação utilizada não era tão pesada.

Quando da quarta tentativa, a máquina atingiu a velocidade do petaflop no meio da noite. A maioria das pessoas tinha se recolhido, em função do adiantado da hora, conta Don Grice, engenheiro responsável pelo projeto, mas dois técnicos ficaram « de guarda » para vigiar o supercomputador durante a execução da aplicação e puderam ler o relatório final de velocidade.

Foto do Roadrunner.

Créditos: Los Alamos National Laboratory, EUA

O supercalculador será utilizado no Laboratório Nacional de Los Álamos para trabalhar em problemas de segurança nacional, testar torpedos nucleares, executar testes anuais de armas nucleares variadas, predizer as mudanças climáticas de longo prazo, estudar o universo e tentar encontrar uma vacina contra a AIDS, segundo a previsão de John Morisson, encarregado do departamento de alta performance no Laboratório de Los Álamos.

Los Alamos National Laboratory (http://www.lanl.gov/), June 18, 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: Petaflop é uma medida da velocidade de processamento de um computador e pode ser expressa por mil trilhões de operações (ponto flutuante) por segundo. Tera e exa são prefixos que correspondem a 1012 e 1018, respectivamente.