Tremores decorrentes do mal de Parkinson poderão ser suprimidos.

Pesquisadores do Centro de Pesquisas de Jülich (FZJ), Alemanha, conseguiram provar que os sintomas dos tremores observados no caso do mal (ou doença) de Parkinson são devidos a estímulos enviados pelos neurônios na parte central do cérebro. Enviando estímulos apropriados, o novo estimulador cerebral em preparação em Jülich deverá suprimir esses tremores. As pessoas atingidas pelo mal de Parkinson deverão poder se beneficiar dessa técnica a partir de 2009.

O mal de Parkinson se caracteriza principalmente por problemas de comunicação entre os neurônios. Os neurônios atingidos pelo mal de Parkinson enviam estímulos com uma freqüência de 5 Hertz (5 vibrações por segundo) provocando o tremor. Até hoje, os pesquisadores acreditavam que esse ritmo de vibração era devido ao feedback proprioceptivo (ligado ao "sistema proprioceptivo - estrutura orgânica que, entre outras funções, informa o cérebro sobre o estado de cada segmento do corpo humano, sobre a relação entre cada segmento e o todo corporal e, também, sobre a relação do corpo com o espaço que o rodeia"), um sinal nervoso enviado pelos músculos dos membros para o cérebro. De fato, a freqüência do feedback proprioceptivo não é completamente síncrone àquela medida em certas regiões do cérebro, a saber, o tálamo e os núcleos cinza centrais.

O Professor Doutor Peter Tass, do Instituto de Neurologia e de Biofísica do FZJ, explica os resultados de medidas realizadas com eletrodos: "O sinal do feedback provindo dos músculos não é senão a transmissão rápida e simples do sinal enviado pelas células do cérebro. As células do tálamo e núcleos centrais determinam um trajeto sinuoso no cérebro e a medula espinhal, o que torna sua dinâmica mais complicada e aumenta o tempo de percurso".

Cérebro humano.

Créditos: Franklin Institute

Esses resultados animam o Dr. Tass no desenvolvimento de seu estimulador cerebral. O aparelho, enviando estímulos nos alvos e fora deles, vão contra a freqüência das células perturbadas. Contrariamente aos aparelhos anteriores, esse estimulador é bastante econômico em energia. Além disso, a estimulação dos tecidos nervosos levaria os neurônios a reencontrar um funcionamento normal.

Forschungszentrum Jülich, 10 de julho, 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o artigo que deu origem a esta notícia: "The generation of Parkinsonian tremor as revealed by directional coupling analysis", de autoria de D.A. Smirnov, U.B. Barnikol, T.T. Barnikol, B.P. Bezruchko, C. Hauptmann, C. Bührle, M. Marouf, V. Sturm, H.-J. Freund and P.A. Tass, foi publicado na revista Europhysics Letters, Volume 83, number 2, 20003, 2008.

Assuntos Conexos:

"Reparação" de neurônios: proposta baseada no uso de nanofios.

"Você sabe o que são 'diamantóides"?