A indústria automobilística corre atrás do calor perdido.

O Departamento Americano de Energia (DOE) lançou um desafio aos fabricantes de automóveis: reduzir 10% do consumo de combustível dos veículos, transformando em energia o calor perdido de escapamentos.

A administração financia uma parte dos programas de pesquisa dos fabricantes BMW e General Motors. Este último se diz próximo do alvo: a fábrica testa atualmente um dispositivo metálico que envolve o escapamento para converter em eletricidade a transferência de calor.

Os pesquisadores esperam uma melhora de 5% no consumo de energia para um Chevrolet Suburban. Seja: por volta de 400 metros de ganho por litro de combustível consumido. Um lucro que será superior para pequenos veículos.

Modelo Chevrolet Suburban produzido pela General Motors.

Créditos: GM

Estima-se que apenas de 30 a 40% de combustível queimado por um motor a combustão serve para fazer girar as rodas. O resto é desperdiçado em calor e em resfriamento.

Dispositivo, em estudo, para recuperação do calor liberado nos escapamentos.

Créditos: GM

Os primeiros dispositivos poderão estar no mercado daqui a três anos, espera o DOE. Resta tornar esses aparelhos acessíveis a um grande público. Da ordem de 400 milhões de litros de gasolina poderiam ser economizados a cada ano para uma redução de 10% do consumo, isso apenas para os veículos americanos da General Motors.

Enerzine, 12 agosto, 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Em época de crise energética vale tudo: produção de eletricidade a partir de gases de escapamento de carros!

Automóvel a vapor: BMW trabalha nessa linha!