Desafio vencido : nanopartículas eliminadas da água.

Eis um desafio que a equipe de Pascal Guiraud acaba de vencer: prevenir os riscos de poluição eliminando as nanopartículas da água e dos líquidos. Os trabalhos receberam em dezembro (2008) o Prêmio Técnicas Inovadoras para o Meio Ambiente, no Salão Internacional Pollutec, realizado em Lyon (França).

"A produção de nanopartículas aumenta fortemente, o que faz pressagiar que esses novos objetos irão inevitavelmente se encontrar nos lixos industriais e domésticos, certamente nos recursos de água. Nosso programa de pesquisa visa antecipar esse problema, que poderá vir a se tornar maior para a saúde e o meio ambiente.", explica o professor Pascal Guiraud, pesquisador do Laboratório de Engenharia de Sistemas Biológicos e de Procedimentos do Insa (Instituto Nacional de Pesquisas Aplicadas), de Toulouse (França), líder europeu na área de tratamento de água e efluentes industriais. O trabalho da equipe consiste em criar uma instalação de recuperação de nanopartículas que servirá não só para o tratamento de águas servidas domésticas mas também quando da produção de água potável.

Pascal Guiraud, Mellorie Tourbin, Louis Lopez, Yanping Liu e Sebastien Lachaize.

Créditos: DDM, Michel Viala.

Preceder as regulamentações

"Não somos nem médicos, nem farmacêuticos, não se pode afirmar que as nanopartículas são perigosas. Mas nosso trabalho é o de antecipar, para evitar que se esteja atrasado como se esteve com o amianto. Poder-se-á, assim, preceder as regulamentações e, por conseguinte, torná-las mais exigentes", explica ainda Pascal Guiraud cuja pequena equipe espera ver os impactos desse prêmio em termos de comunicação. "Mas já se sente uma tomada de consciência, as autoridades que decidem vieram rapidamente dar suporte ao projeto", conclui Pascal Guiraud.

LaDepeche, 02 de dezembro, 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Avaliação das questões relacionadas aos nanomateriais e meio ambiente: o debate continua...