Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Dessalinização : a nanotecnologia oferece método rápido e eficiente para transformar a água do mar em água doce.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália descobriu uma maneira de remover o sal da água do mar usando nanotubos de boro e nitrogênio (denominados nanotubos de nitreto de boro ou BN) dispersos em uma membrana de nitreto de silício. O método seria cinco vezes mais rápido do que os métodos atuais em uso.

Os pesquisadores Dr. Tamsyn Hilder, Dr. Dan Gordon e o líder da equipe Professor Shin-Ho Chung, do grupo de Biofísica Computacional da Universidade Nacional da Austrália propõem uma maneira de eliminar todo o sal da água do mar, mantendo altas vazões de água, o que certamente contribuirá para equacionar o problema da escassez de água que hoje é enfrentada por 25% da população mundial.

Com o crescimento populacional e as mudanças climáticas limitando os reservatórios de água doce, a dessalinização e a desmineralização estão se tornando soluções cada vez mais realizáveis. Entretanto, existe uma necessidade urgente para que o processo de dessalinização se torne mais eficiente e mais barato do que os realizados pelos métodos atuais. Dispositivos nanotecnológicos para purificação de água, similares àquele proposto por Hilder, Gordon e Chung, se apresentam com um grande potencial para revolucionar a área de dessalinização de água.


"Nanotubos de nitreto de boro podem ser definidos como tubos cilíndricos constituídos de átomos de boro e nitrogênio", diz Dr. Hilder. "Esses nanotubos são incrivelmente pequenos, com diâmetros menores que um bilionésimo do metro, ou 10.000 vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo."





Nanotubos de Nitreto de Boro.

Créditos: DCMP.



"Os métodos atuais utilizados no processo de dessalinização forçam a água do mar a passar através de um filtro usando uma quantidade de energia quatro vezes maior que a necessária. Durante o processo de dessalinização, o sal deve ser removido de um lado do filtro para evitar um consumo maior de energia para bombear a água."

"Usando os nanotubos de nitreto de boro e a mesma pressão operacional dos métodos atuais de dessalinização, podemos atingir 100% de eliminação do sal para concentrações duas vezes maiores que a da água do mar e fluindo quatro vezes mais rápido, o que significa um processo de dessalinização muito rápido e muito mais eficiente."

Hilder, Gordon e Chung usaram ferramentas computacionais para simular a água e o sal movendo-se através do nanotubo. Eles encontraram que os nanotubos de nitreto de boro não apenas removem o sal, mas também realizam essa tarefa com fluxo de água extraordinariamente rápido, com velocidade comparável aos canais biológicos de água naturalmente encontrados no corpo.

"Nossa pesquisa também sugere a possibilidade de engenheirarmos nanotubos simples que imitam algumas das funções dos complexos nanotubos biológicos ou nanocanais", diz o Professor Chung. Segundo ele, o trabalho continuará buscando explorar essas possibilidades com maior profundidade. Estes dispositivos, uma vez fabricados, poderão ser usados com antibióticos, drogas anti-cancerígenas e em detectores ultra-sensíveis.

Australian National University (Tradução - AGS).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, de título "Salt Rejection and Water Transport Through Boron Nitride Nanotubes", de autoria de T. A. Hilder, D. Gordon e S.-Ho Chung foi publicado, on-line, na revista Small, 2009 e pode ser acessado no link http://dx.doi.org/10.1002/smll.200900349.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco