Chips à base de DNA : menores, mais rápidos e eficientes.

Pesquisadores da IBM e do California Institute of Technology - Caltech (EUA) encontraram um modo de fabricar com o DNA circuitos de precisão ainda mais compactos que aqueles que equipam os chips atuais. É essencial no cenário desta pesquisa dar uma maior velocidade e uma melhor eficiência aos chips, de modo que se tornem não apenas mais compactos, mas possam também ser produzidos a um menor custo. Hoje já se fabricam chips de 45 nanômetros (nm), mas certas técnicas permitirão atingir 22 nm. Graças ao método DNA, os pesquisadores poderão chegar até mesmo a 6 nm.

Com esse objetivo, cientistas realizam, como de hábito, gabaritos litográficos, sobre os quais a seguir uma solução de DNA é aplicada. É o que se denomina "origamis" DNA, pequenos triângulos, quadrados e estrelas, se adaptam por si mesmos a esses gabaritos. Estes constituem, então, a "base" sobre a qual as estruturas complexas de nanotubos, nanofios e nanopartículas de carbono poderão ser instaladas. Estas funcionarão a seguir como verdadeiros "fios e transistores" sobre os chips.

Figura mostrando "origamis" DNA na forma de pequenos triângulos.

Créditos: Nature.

Mesmo em se tratando de um grande passo à frente para a área dos semicondutores, os pesquisadores acreditam que, provavelmente, serão necessários ainda 10 anos para que a técnica seja aplicada de maneira efetiva.

DataNews (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, de título: "Placement and orientation of individual DNA shapes on lithographically patterned surfaces", de autoria de R. J. Kershner, L. D. Bozano, C. M. Micheel, A. M. Hung, A. R. Fornof, J. N. Cha, C. T. Rettner, M. Bersani, J. Frommer, P. W. K. Rothemund e G. M. Wallraff, foi publicado na revista Nature Nanotechnology, on-line, 16 de agosto, 2009, DOI: 10.1038/nnano.2009.220.

Assuntos Conexos:

Chips de DNA?! Quem foi que disse? A Canon!

Avanços nas nanotecnologias: fitas de DNA para computadores miniaturizados.

Novas e originais nanoestruturas: origâmis de DNA.