Um transistor quântico de apenas um átomo.

A equipe aproveitou um fenômeno físico, batizado como transparência induzida por eletromagnetismo EIT (Electromagnetically Induced Transparency).

Até aqui, as técnicas associadas à EIT permitiam a modulação da transparência de uma população importante de átomos, graças a uma onda eletromagnética. A equipe do Prof. Gerhard Rempe, diretor do Instituto Max Planck de Óptica Quântica e diretor da Divisão de Dinâmica Quântica, melhorou as performances conseguindo, então, modular a transparência de um único átomo encerrado em um microrressonador. Esta descoberta, da área da física quântica, permitirá avanços significativos no tratamento da informação e o desenvolvimento de computadores quânticos do futuro.

Para realizar as experiências, os cientistas utilizam uma cavidade óptica transparente e um feixe laser fraco. Acrescentam a seguir um único átomo de rubídio, que produz um acoplamento com a cavidade e reflete a luz do primeiro laser, a qual, portanto, não passa mais. Entretanto, se o átomo é submetido a um segundo feixe laser incidente segundo uma direção perpendicular ao eixo óptico da cavidade, a transparência é restabelecida.

Transistor quântico com apenas um átomo.

a) a presença de um átomo resulta na reflexão da luz (transistor "desligado"); b) pela ação do laser de controle, o átomo se torna transparente e a transmissão total é obtida (transistor "ligado").

Créditos: Max Planck Institute.

Tudo se passa como se a luz controlasse a luz. Os pesquisadores testaram igualmente as predições teóricas relativas ao acréscimo de átomos suplementares na cavidade. Os resultados obtidos estão em perfeito acordo com as predições da eletrodinâmica quântica.

Futura Science (Tradução - MIA).

Nota da Scientific Editor: o artigo que deu origem a esta notícia, intitulado: "Electromagnetically induced transparency with single atoms in a cavity", de autoria de C. Hahn, K. Murr, S. Ritter, C. J. Villas-Boas e G. Rempe foi publicado, on-line, na revista Nature, volume 465, págs. 755-758, 2010, DOI: 10.1038/nature09093.