Nanotecnologia : maior eficácia dos medicamentos para doenças cerebrais.

A tecnologia foi desenvolvida no Top Institute Pharma e ajuda fazer com que os medicamentos sejam absorvidos mais rapidamente pelo sangue, tornando-os, assim, mais eficazes. O pesquisador Hans de Waard, associado à Universidade de Groningen (Holanda), trata deste assunto em suas pesquisas. De Waard afirma que "Muitos medicamentos atuais não são facilmente dissolvidos no tubo digestivo, o que significa que atingem apenas a circulação sanguínea. Isto, por sua vez, revela que a eficácia dos medicamentos não é garantida. Podemos agora produzir nanopartículas para que eles (os medicamentos) possam ser absorvidos corretamente." Isto diz respeito a medicamentos como o diazepam (valium), o ibuprofeno e o redutor de colesterol fenofibrate. Esta pesquisa permitirá a prescrição de doses menores e, ao mesmo tempo, a redução dos riscos de efeitos secundários.

"Nanonização" pode melhorar a eficácia de velhos fármacos?

Créditos: SciDev.

A aplicação da nanotecnologia significa que os medicamentos estarão sendo transformados em partículas extremamente pequenas. Segundo De Waard, essa pesquisa é importante para os medicamentos que são tomados por via oral e que se dissolvem muito pouco em água. Isto diz respeito a 40 por cento de todos os medicamentos em desenvolvimento atualmente. De Waard diz que a indústria farmacêutica, com bastante interesse, se debruça sobre essa nova tecnologia.

"Alguns medicamentos malogram na fase de desenvolvimento, se bem que poderiam ter um potencial considerável se estivessem em condições de melhor se dissolver", declarou De Waard. "Além disso, apenas uma pequena parte de um medicamento penetra na circulação sanguínea do paciente, o que significa que o médico deve prescrever uma dose bem maior do que aquela realmente necessária. Tal dose elevada significa que existe uma chance bem maior para a manifestação de efeitos secundários."

Esta investigação faz parte de um vasto projeto de pesquisa do Top Institute Pharma, visando uma maior eficácia dos medicamentos para doenças cerebrais, e conta entre parceiros do projeto com empresas farmacêuticas, universidades e centros de pesquisa.

Top Institute Pharma (Tradução - MIA).