Painéis solares flutuantes.

Em parceria com a EDF, uma empresa israelense lançará, em setembro próximo, a experimentação de painéis solares flutuando na superfície da água. Foi escolhida a cidade de Cadarache (França), para a realização do experimento.

Este extraordinário conceito foi desenvolvido por uma start-up israelense, criada há dois anos: Solaris Synergy. Os painéis solares flutuantes são compostos de módulos fotovoltaicos articulados. A fim de não prejudicar as paisagens, esta inovação é destinada a reservas de águas industriais e agrícolas, não devendo, portanto, ser instalada em locais turísticos ou em pleno mar. Além disso, as plataformas são concebidas de modo a que a circulação de oxigênio não seja prejudicada para, assim, assegurar a sobrevida dos ecossistemas aquosos.

Painéis solares flutuantes.

Créditos: Maxisciences.

O primeiro protótipo do projeto será testado a partir de setembro, em colaboração com a EDF (companhia de eletricidade francesa). Ele será instalado sobre um espelho de água, situado nas proximidades de uma instalação hidroelétrica, em Cadarache (França). O sistema será experimentado durante nove meses, para uma comercialização prevista para o meio do ano 2012.

O interesse ecológico dessa tecnologia é duplo, uma vez que, além de produzir uma energia de origem renovável, os painéis flutuantes não necessitam da destruição de florestas ou de terras agrícolas, principais problemas na instalação de centrais solares clássicas que ocupam grandes superfícies.

Maxisciences (Tradução - MIA).