Caneta e papel na mão : vamos desenhar circuitos eletrônicos !

O que faria MacGyver, herói de famoso seriado da TV, confrontado com um elemento de circuito eletrônico simples, em pane, mas vital, para controlar uma bomba do reator nuclear, como no início da catástrofe de Fukushima? Talvez tirar uma caneta de seu bolso, pegar uma folha de papel e desenhar, ato contínuo, o plano de um novo elemento de circuito destinado a substituir em menos de uma hora o elemento faltante.

Se isto nos parece muito grosseiro, pareceria plausível se MacGyver empregasse a caneta a tinta criada por uma equipe de engenheiros da Universidade de Illinois at Urban-Champaign, dirigida por Jennifer Lewis e Jennifer Bernhard.

Os engenheiros da Universidade de Illinois desenvolveram uma caneta a tinta condutora, contendo prata, que permite escrever circuitos elétricos com interconexões, diretamente sobre papel ou outras superfícies. Vê-se aqui um Led aceso e conectado a palavras.

Créditos: Bok Yeop Ahn.

Desenhe-me um circuito eletrônico

A tinta desenvolvida pelos pesquisadores permite, de fato, traçar junções elétricas sobre papel ou sobre um outro suporte, como se fosse desenhado um circuito eletrônico sobre uma placa de baquelite antes de atacá-la com perclorato de ferro, como aqueles que realizam circuitos impressos têm o costume de fazer. Uma vez secas, as conexões condutoras permanecem, apesar das múltiplas deformações da folha de papel, ou do plástico flexível, sobre a qual foram traçadas.

Esse tipo de tinta não é completamente novo, uma vez que já foram realizadas impressoras para papel, para criar circuitos eletrônicos, com uma tinta similar. A vantagem aqui é que não há necessidade nem de computador nem de impressora. Basta tirar sua caneta do bolso, para realizar imediatamente o circuito eletrônico que se deseja. Resta a seguir - claro! -, fixar os componentes eletrônicos necessários.

Com esta técnica já se pode fazer, rapidamente, painéis de letreiros constituídos de Leds que podem ser dobrados, permitindo a realização de estruturas artísticas em 3D.

Série de Leds ramificados sobre circuito escrito em papel.

Créditos: Bok Yeop Ahn.

Futura Science (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, de título: "Pen-on-Paper Flexible Electronics", de autoria de Analisa Russo, Bok Yeop Ahn, J. Adams, Eric B. Duoss, Jennifer T. Bernhard e Jennifer A. Lewis, foi publicado na revista Advanced Materials, on-line, 2011, DOI: 10.1002/adma.201101328.