NANOPILLS liberam os medicamentos do interior das células.

Os veículos foram denominados "corpos de inclusão de bactérias" porque são, de fato, nanopartículas insolúveis que se encontram normalmente dentro das bactérias. Estes corpos de inclusão foram recentemente reconhecidos por terem grandes quantidades de proteínas funcionais, com uma eficácia importante para aplicações biomédicas. Esta idéia foi confirmada através de estudo realizado, utilizando corpos de inclusão da bactéria Escherichia coli, recentemente publicado na revista Advanced Materials.

A equipe de pesquisa dirigida por Antoni Villaverde, do Instituto de Biotecnologia e Biomedicina da UAB, desejava verificar o valor dessas nanopartículas como "nanopills" naturais com alta capacidade de penetração nas células, a fim de realizar uma ação biológica - o conceito nanopill já é uma entrega de medicamento promissora e que ilustra o imenso universo da medicina a ser ainda explorado-.

Nanopills: novas possibilidades para a medicina.

Créditos: Advanced Materials.

Os pesquisadores embalaram 4 proteínas contendo diferentes efeitos terapêuticos em nanopills experimentais, os corpos de inclusão da bactéria Escherichia coli. Colocaram as bactérias em contato com culturas celulares de mamíferos em condições similares àquelas encontradas em verdadeiras patologias clínicas, células doentes com fraca viabilidade, mas que conseguiram restabelecer sua atividade.

Uma vez patenteada, esta tecnologia foi testada e confirmada quanto sua tolerância in vivo.

Advanced Materials (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "Functional Inclusion Bodies Produced in Bacteria as Naturally Occurring Nanopills for Advanced Cell Therapies", de autoria de Esther Vázquez, José L. Corchero, Joan F. Burgueño, Joaquin Seras-Franzoso, Ana Kosoy, Ramon Bosser, Rosa Mendoza, Joan Marc Martínez-Láinez,Ursula Rinas, Ester Fernández, Luis Ruiz-Avila, Elena García-Fruitós e Antonio Villaverde, foi publicado na revista Advanced Materials, on-line, 2012, DOI: 10.1002/adma.201104330.