Anéis olímpicos : os menores jamais vistos.

A dois meses dos Jogos Olímpicos (JO) de Londres, pesquisadores britânicos sintetizaram uma molécula, baseada em carbono, que é a menor reprodução possível dos cinco anéis olímpicos: 100.000 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo.

"Tudo começou com uma oportunidade de se divertir com a química por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres, mas descobrimos várias coisas interessantes fazendo a síntese desta molécula um tanto particular", relata ao Figaro David Fox, químico da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Esta molécula, que os pesquisadores batizaram como olimpiceno, ficou conhecida especialmente por se parecer com o célebre logo dos JO, e ela não tem senão a bilionésima parte do metro (1,2 nanômetros), seja: 100.000 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo humano.

"Para sermos bem honestos, não tínhamos descoberto esta molécula, que já havia sido sintetizada nos anos 60 e se chama, de fato, benzo[CD]pireno, mas , em compensação, nós somos os primeiros a tê-la fotografado nesta escala incrivelmente pequena", precisa o químico inglês. Esta extraordinária imagem dos cinco anéis, fazendo cinco hexágonos de átomos de carbono (fórmula C19H12), foi realizada por uma equipe dos laboratórios de pesquisa da IBM, em Zurique (Suíça), com um microscópio de força atômica capaz de "ver" átomos individuais.

Os cinco anéis construídos com átomos de carbono são 100.000 vezes mais menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano.

Créditos: IBM Research.

"Observados de perto, nossos anéis não são circulares, mas hexagonais, de fato, porque são compostos da maneira mais compacta possível, para dar origem a tal forma, observa David Fox. É uma estrutura de grafite de folha simples, o grafeno, que tem numerosas propriedades eletrônicas e ópticas interessantes."

"Temos chamado esta molécula de olimpiceno, mas com medo de sermos processados. Não fomos autorizados a utilizar a expressão Jogos Olímpicos em nosso comunicado", lamenta David Fox que foi forçado a evocar simplesmente 'uma estrutura de cinco anéis', da qual "vocês provavelmente reconhecerão a forma".

A proteção jurídica do Comitê Olímpico, assim como as grandes marcas patrocinadoras dos JO, estão de fato à espreita do menor uso comercial ilícito da imagem do evento. Um florista em Stoke-on-Trent (Reino Unido) já recebeu uma ordem expressa solicitando-lhe que retirasse os anéis olímpicos, de papel, expostos em sua vitrine.

Le Figaro (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Símbolo olímpico construído com nanotubos.