Diesel : gases de escapamento considerados cancerígenos.

Os gases de escapamento dos veículos diesel sobem um grau na escala: de "provavelmente cancerígeno", integram agora a categoria das substâncias cancerígenas para o Homem, estando, portanto, entre os produtos mais tóxicos. Discute-se sua implicação nos casos de cânceres de pulmão e da bexiga.

Os gases de escapamento dos motores diesel são "cancerígenos para o Homem". Os experts reunidos pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (CIRC), em Lion, França, para avaliar os perigos destas substâncias revelaram, de fato, seu nível de nocividade. Estes gases passam da categoria 2A à categoria 1, da classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), notadamente ao lado do cádmio e do plutônio.

Em 1988, os gases de escapamento de diesel faziam parte da categoria das substâncias "provavelmente cancerígenas no Homem " (grupo 2A). No mesmo ano, os gases de escapamento dos motores à gasolina entravam na categoria "podem ser talvez cancerígenos para o Homem" (grupo 2B).

Os gases de escapamento dos motores diesel estão também na origem da formação das células provenientes de um tumor cancerígeno do pulmão!

Créditos: Anne Weston, Wellcome Images.

O diesel na origem de cânceres de pulmão e da bexiga

Para colocar os gases diesel na primeira categoria da classificação OMS - a mais perigosa -, os experts "se basearam em provas suficientes, associando uma exposição a estes gases a um aumento do risco de desenvolver um câncer de pulmão". Descobriram igualmente um "vínculo positivo com um aumento do risco de desenvolver câncer da bexiga", acrescenta o CIRC. Quanto aos gases provenientes da gasolina, estes continuam no grupo 2B.

O principal estudo que levou a estas decisões foi publicado em março de 2012 pelo National Cancer Institute americano. Segundo suas conclusões, uma exposição importante aos gases de escapamento de diesel aumentava o risco de falecimento por câncer do pulmão entre os mineiros nos Estados Unidos.

"Não obstante, aprendemos com outras substâncias cancerígenas, como o radônio, que os estudos iniciais realizados por profissionais eram muitas vezes confirmados na população geral", indicou Kurt Straif, chefe do programa de monografias do CIRC. "Consequentemente, as ações realizadas para reduzir as exposições deveriam levar em conta não só os trabalhadores mas também o resto da população", insistiu ele.

Quando, no final do século XIX, desenvolveu seu motor, o alemão Rudolf Diesel considerava que os gases de escapamento emitidos poderiam apresentar qualquer perigo para a humanidade? Provavelmente, não. No entanto, eles seriam cancerígenos!

Créditos: Phovoir.

Futura Science (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

IARC: Diesel Engine Exhaust Carcinogenic

The Diesel Exhaust in Miners Study: A Nested Case–Control Study of Lung Cancer and Diesel Exhaust.

Partículas emitidas por motores diesel sob estrita vigilância.

Nanopartículas liberadas na combustão do diesel ameaçam a saúde.