Rápidos progressos no entendimento de fenômenos de eletrização de isolantes e de condutores isolados.

Uma das principais metas científicas do INCT- Inomat, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais, sediado em Campinas, SP, desde a proposta inicial de criação deste INCT, é o entendimento de fenômenos eletrostáticos, um assunto que desafia filósofos e cientistas, desde Tales de Mileto até os dias de hoje. O grupo do Inomat, liderado por Fernando Galembeck, tem conseguido progredir bastante nesta área. A publicação, em 2010, dos resultados que demonstram o fenômeno da higroeletricidade provocou uma grande onda de interesse e o trabalho neste tema vem progredindo.

Outro fenômeno que tem sido estudado profundamente é a triboeletrização, isto é, a eletricidade gerada por atrito. Um artigo foi recentemente publicado por Thiago A. L. Burgo, Telma R. D. Ducati, Kelly R. Francisco, Karl J. Clinckspoor, Fernando Galembeck e Sergio E. Galembeck (Triboelectricity: Macroscopic Charge Patterns Formed by Self-Arraying Ions on Polymer Surfaces, Langmuir 2012, 28, p. 7407-7416. DOI: 10.1021/la301228j) e seu conteúdo foi apresentado na recente conferência da Electrostatic Society of America, realizada em junho de 2012, no Canadá. Esta apresentação rendeu ao doutorando Thiago de Lima Burgo o segundo prêmio, concedido a trabalho apresentado por estudante.

Mapas de Potencial do politetrafluoroetileno (PTFE) carregado pelo atrito com um disco de polietileno(PE) (esquerda). Espectro de refletância das áreas positivas e negativas das amostras de PTFE (direita).

Créditos: Langmuir.

Agora, o número de julho-agosto da revista American Scientist, editada pela sociedade Sigma Xi traz um "feature article" intitulado "What Creates Static Electricity?", escrito por Meurig Williams, pesquisador destacado na área e que trabalhou por um longo período no Xerox Webster Research Center (American Scientist July-August 2012, vol. 100 (4), p.316. DOI: 10.1511/2012.97.316). Este artigo faz um resumo dos problemas e progressos recentes neste tema, destacando o trabalho de Burgo e seu colegas do Inomat.

O trabalho foi também apresentado em Sendai, no Japão, na conferência da International Association of Colloid and Interface Scientists em junho, no Fórum da World Academy of Ceramics, em Perugia, em julho, e será apresentado no Fall Meeting da American Chemical Society, em agosto. Outras duas publicações apresentando novos resultados estão em fase de conclusão.

Editoria LQES (OLA)

Assuntos Conexos:

What Creates Static Electricity?

Fernando Galembeck participa de Press Conference no Annual Meeting da American Chemical Society, que está sendo realizado em Boston, EUA.

LQES NEWS - Ano XI - no. 248, 16 de julho de 2012.