São Paulo lança fundo de capital semente.

O programa, lançado em 24 de agosto de 2012, contará com um fundo de investimento e participação (venture capital) voltado para empresas com perfil inovador e potencial para geração de novos produtos, serviços e processos.

Denominado Inovação Paulista, o fundo de capital semente (seed capital) será constituído pelo governo do Estado em parceria com a Fapesp, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) e eventuais investidores.

São Paulo investe em empresas inovadoras via capital semente.

Créditos: Brazilian Startups.

O fundo será administrado por um gestor, que será selecionado por meio de um processo público coordenado pela Finep, e contará com patrimônio de até R$ 100 milhões, dos quais R$ 25 milhões terão aporte da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), R$ 20 milhões da Finep, R$ 10 milhões da Fapesp, e uma parte do Sebrae-SP.

Os investimentos do fundo serão destinados a empresas em estágio inicial (startups) ou já em operação que atuam, preferencialmente, nas áreas de tecnologias da informação e comunicação, biotecnologia, novos materiais, fotônica, nanotecnologia e agronegócios.

Do montante de R$ 100 milhões de recursos que o fundo deverá reunir, 80% serão destinados a microempresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões e os 20% restantes para empresas com faturamento anual de até R$ 18 milhões. Os projetos serão avaliados pelo gestor do fundo de investimentos e aprovados por comitê formado por investidores. A estimativa é de que o fundo de investimentos atenderá inicialmente 15 empresas.

As startups instaladas em incubadoras e parques tecnológicos distribuídos pelo Estado de São Paulo e as empresas que receberam ou que recebem apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp são candidatas a receber recursos do fundo de investimento.

Agência Fapesp.

Nota do Manager Editor - A ilustração aqui apresentada não consta da matéria original, tendo sido obtida em http://www.google.com.br/.